Leite materno: amamente esta ideia!

Publicado em: 19/11/2015 16:40

Prudentópolis iniciou no último domingo (15), a Semana Mundial de Amamentação. A missa de abertura foi no Santuário Nossa Senhora das Graças, sendo a largada inicial para esta campanha que visa sensibilizar, conscientizar e mobilizar mulheres, familiares, empresários, enfim, toda a sociedade para este importante ato. Até o momento, foram realizadas atividades na área urbana e rural do município, com palestras, cursos e conversas para ampliar as informações acerca do leite materno e amamentação.

A responsável da comissão organizadora da campanha em Prudentópolis, a enfermeira Eliza Zarpellon Martins, explicou que a amamentação ainda é um desafio, pois a mulher enfrenta dificuldades. "Este tipo de campanha é relevante, pois a informação ajuda a romper barreiras, preconceitos e mitos. Com informação, acreditamos que podemos estabelecer um ambiente favorável para que a mulher receba apoio de sua família, de seu chefe, da sociedade, beneficiando a criança a receber o leite materno".

Apesar de existirem campanhas de conscientização - em escala mundial, lei para que a mulher amamente seu filho enquanto trabalha, mobilização dos agentes de saúde entre demais estruturas de atendimento médico para diminuir essas dificuldades, tais incentivos muitas vezes se esbarram em questões não menos complexas, como a vaidade e o medo dos seios caírem, o estilo de vida contemporâneo - cuja mamadeira torna-se uma grande aliada das mulheres sem muito tempo disponível, a pressão das empresas e do mercado de trabalho sobre as mulheres nutrizes, a falta de apoio no lar - especialmente, se a mulher possui outras atividades domésticas, o machismo e a própria violência simbólica que inibe a mulher de amamentar seu filho em espaços públicos. São questões que soam um tanto quanto retrógradas em tempos atuais, mas que ainda perpetuam e confluem com o debate que não se cansa de explicar a importância do leite materno para as crianças.

Então, qual é a importância da amamentação?

O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes, na quantidade exata de que o bebê precisa, garantindo seu pleno crescimento e desenvolvimento. Não existe nenhum outro alimento capaz de substituí-lo. O bebê mamando no peito ganha mais carinho e recebe proteção principalmente contra alergias, infecções, diminuindo as taxas de doenças que causam o maior índice de mortalidade infantil.

Qual o tema da campanha deste ano?

Na edição de 2015, o tema da Semana Mundial de Amamentação é “Amamentação e Trabalho. Para dar certo o compromisso é de todos”. Dentro desta premissa, possui alguns objetivos, tais como:

- Diminuir o desmame precoce das mães trabalhadoras no retorno ao trabalho;
- Sensibilizar a “classe patronal” para aumentar seu comprometimento com as mães trabalhadoras, dando-lhes condições de continuar amamentando no seu retorno ao trabalho, de acordo com as leis que protegem a amamentação;
- Encorajar as mulheres trabalhadoras para contarem com apoio de “seus patrões” para amamentarem seus filhos durante o trabalho;
- Incentivar os profissionais de saúde e a sociedade em geral para aumentar o apoio às mulheres gestantes e nutrizes, a fim de que cada vez mais elas se sentirem estimuladas a pratica da amamentação;
- Aumentar a participação das gestantes nos Cursos de Preparação para o Parto no Município garantindo a elas a informações sobre a Amamentação.

Viu como é importante o leite materno? Amamentar é o melhor começo de vida para o bebê. Apoie você também esta ideia!