Operação Rondon em Prudentópolis: Impulsionando o Desenvolvimento Social

Publicado em: 15/05/2024 16:08 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa/ Ligia Karina Filgueira

**Operação Rondon: Promovendo o Desenvolvimento Social em Prudentópolis**

Esta manhã, 15 de Maio, foi marcada por uma importante reunião que teve como pauta principal o projeto de integração social Operação Rondon.

A Operação Rondon proporciona ao estudante uma integração entre os discentes de outras Intituições de Ensino Superior do Paraná. As equipes de rondonistas, constituídas por alunos da graduação e docentes, deverão atuar, sempre que possível com agentes multiplicadores, professores, lideranças locais, agentes públicos realizando ações que trarão efeitos duradouros para a população, a economia, o meio ambiente e a administração local. Essa iniciativa não apenas promove a cidadania ativa, mas também fortalece os laços de solidariedade entre diferentes estratos sociais.

As atividades da Operação serão divididas em dois conjuntos estratégicos. O conjunto A abraça a Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, enquanto o conjunto B foca em Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho. Essa abordagem multidisciplinar visa abordar as necessidades complexas das comunidades de forma abrangente e eficaz.

Entre os dias 4 e 19 de Julho, Prudentópolis se tornará o epicentro da Operação Rondon Paraná. Esta proposta é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e pelas Instituições Públicas do Ensino Superior do Paraná (IPES-PR), demonstrando um compromisso sólido com o progresso social e educacional.

Em 2019, o município teve a honra de receber o projeto, resultando em uma série de atividades enriquecedoras para a população local. Uma dessas ações notáveis foi o projeto "Colorindo Seu Bairro", que transformou a paisagem urbana através de pinturas em diversas casas ao redor do lado municipal.

Estiveram presentes representantes da coordenadoria, Marieli Ramos Stocco do curso de fisioterapia da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), Tatiane Phelipini - professora da UENP que estará coordenando o conjunto A do projeto enfermagem, e Allison John de Sousa - Agronomia do Centro Universitário Campo Real estará coordenando o conjunto B.

A reunião contou com a presença de autoridades municipais que demonstraram seu apoio e entusiasmo pelo projeto. O Prefeito Municipal Osnei Stadler, juntamente com o Vice-Prefeito Evaldo Hofmann Jr., e uma série de Secretários Municipais, Vereador e Diretores de Departamentos, todos unidos em seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo de Prudentópolis.