Comitê Intergestor de Combate à Dengue apresenta projeto para conscientização e prevenção da doença em Prudentópolis

Publicado em: 27/08/2015 15:50

Nesta manhã (27), a coordenadoria do Programa Nacional de Combate à Dengue - que atua em Prudentópolis através da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu gestores políticos e seus representantes, profissionais da saúde e do comércio para apresentar o projeto “Prudentópolis contra a Dengue”, que tem por objetivo intensificar as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença.

O encontro foi realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Prudentópolis (Aciap), onde foram acolhidas sugestões para que a mobilização de combate à dengue seja intersetorial e massiva. De acordo com o coordenador do programa, Rubens Coelhado Compoy, a ideia do projeto é promover ações de conscientização e prevenção com as escolas da rede municipal de ensino e, em seguida, uma mobilização com toda a comunidade prudentopolitana. “Sem dúvidas, a prevenção é o método mais eficaz contra a dengue. Entretanto, para que isso ocorra, precisamos mobilizar o maior número de pessoas para combater os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois nosso município não está imune à doença.

Neste ano, por exemplo, regiões vizinhas apresentaram casos da doença. Portanto, quanto mais informação e engajamento, mais sucesso teremos em deixar Prudentópolis livre da dengue”, enfatizou. No início do ano, a Prefeitura Municipal realizou alguns serviços de fumigação em áreas de maior vulnerabilidade para a dengue. Para o prefeito Adelmo Klosowski, “é importante que estejamos à frente da dengue com estratégias profiláticas efetivas, somadas a ações educativas desenvolvidas em parceria com todas as secretarias municipais”, destacou.

Diferente das mobilizações anteriores, as quais as ações eram realizadas no período de sete dias, neste ano, elas acontecem durante 30 dias – a princípio, de 4 de novembro a 11 de dezembro. “O método do projeto para este ano é promover atividades diferenciadas e agradáveis, para que a participação seja a mais intensiva possível”, finalizou Compoy.