NOTA INFORMATIVA - DENGUE

Publicado em: 18/12/2020 16:53 | Fonte/Agência: Prefeitura de Prudentópolis | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

A dengue é hoje a mais importante arbovirose (doença transmitida por artrópodes), que afeta o homem e constitui-se em sério problema de saúde pública no mundo.
O Município de Prudentópolis é considerado infestado para o Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. O índice de infestação predial realizado, atenta para um alto risco de surto para as doenças citadas. Além disso, foram notificados nesta semana 04 casos, sendo 01 confirmado autóctone, 01 caso descartado e 02 suspeitos de dengue, gerando grande preocupação e alerta aos munícipes.
Diante disso, em virtude da grande relevância epidemiológica das arboviroses e da necessidade de controlá-las, estão sendo realizadas ações de bloqueio desses casos suspeitos, ou seja, orientações aos moradores e aplicações de inseticidas nos quarteirões próximos ao caso notificado.
Não basta somente o controle químico, é necessário que cada cidadão faça a sua parte e elimine todos os possíveis criadouros, evitando assim que o mosquito se dissemine causando doenças e até mortes no nosso município.