Secretaria de Educação e Coordenação do Pnaic capacitam professores alfabetizadores

Publicado em: 21/08/2015 16:59

Neste sábado (22), a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenação do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) iniciam o curso de formação continuada aos Professores Alfabetizadores que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I. O curso será realizado na Escola Municipal Coronel José Durski, com início às 8h:30min.

A edição deste ano - que finaliza em dezembro, terá como tema norteador cinco princípios centrais:

- Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;
- Integração entre os componentes curriculares;
- Foco na organização do trabalho pedagógico;
- Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;
- Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.

Histórico do curso do Pnaic em Prudentópolis:

Em Prudentópolis, o curso teve início em 2013. Portanto, este é o terceiro ano consecutivo da formação, cuja sua primeira edição esteve voltada ao trabalho de Alfabetização e Letramento na área de Língua Portuguesa e práticas pedagógicas diferenciadas. O objetivo foi proporcionar aos alunos vivências motivadoras quanto ao processo ensino-aprendizagem, além do gosto de estar no ambiente escolar. Já em 2014, a formação teve foco na Alfabetização Matemática, os quais foram desenvolvidos muitos projetos e sequências didáticas que atingiram diretamente os alunos das turmas de alfabetização.

Transporte aos professores do interior do município:

A Coordenação do Pacto também comunica que haverá ônibus em horário especial para trazer as professoras até à cidade. O ônibus sairá da localidade de Jaciaba às 5h:45 da manhã, e passará nas demais localidades até o local do curso.

Equipe Pnaic - Prudentópolis:

A equipe do Pnaic em Prudentópolis está composta pela secretária municipal de Educação Joanice Chomen Klosz, pela coordenadora local do pacto Lucineia Teresinha Colecha Fabri, as quais as orientadoras de estudos são: Ana Dzioba, Audea Naconechen Volanin, Fabiane Cristina Copack, Jane Aparecida de Souza Grande e Terezinha Mazur.