PERÍODO DE ESTIAGEM - SEJA CONSCIENTE

Publicado em: 26/05/2020 11:49 | Fonte/Agência: Prefeitura de Prudentópolis | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

PERÍODO DE ESTIAGEM - SEJA CONSCIENTE!

Após levantamentos realizados pela Defesa Civil e Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de Prudentópolis, foram evidenciadas, através de comparações com outros históricos, anomalias negativas de precipitação em razão do nível de água e vazões registradas pelo Simepar e no IAT. Levando a declaração de situação de Emergência em áreas afetadas no Município pela Estiagem, através do Decreto Municipal nº 263, de 13/05/2020.

Há seis meses o Município já vem apresentando queda na precipitação de chuvas, contudo, a anomalia de precipitação atingiu todo o Paraná de forma generalizada, em alguns locais com déficit de até 90%. Em Prudentópolis os valores de déficit chegam aproximadamente a 55%, relativamente, a área rural apresentou maior prejuízo de distribuição do equilíbrio hídrico.

Esse período de estiagem, reconhecido a nível estadual - Decreto Estadual nº 4678, de 18/05/2020, que atinge todo o Paraná e interfere nas atividades diárias de todos os cidadãos, apresenta um impacto tanto social quanto de produção, desde as famílias que residem em áreas desfavoráveis até as grandes produções do agronegócio.

Sem chuva, há uma interrupção no ‘’ciclo hidrológico’’, ou seja, quando o ciclo sofre importante interrupção e sem chuvas, não haverá água suficiente para o consumo de toda população. Assim como as novas medidas de combate à proliferação do novo conoravírus, a água é utilizada múltiplas vezes, por isso é tão importante compreender que o momento demanda o uso consciente da água com severa economia.

Neste fim de semana (23 e 24/05), a chuva atingiu 84 mm na área urbana do nosso Município, momentaneamente o volume apresenta um breve folego ao nível de água, porém, não justifica o abandono do racionamento e a economia de água.

Segundo Governo do Estado do Paraná, o Simepar alerta, ainda, que o período de estiagem no Estado deve se estender pelo menos até setembro, criando um cenário de seca ao logo do outono e do inverno. Com isso, os mananciais levarão ainda mais tempo para recuperar as condições normais de abastecimento.

Outro ponto é que a própria climatologia de precipitações do Paraná aponta para valores menos significativos de chuva nos meses do outono e inverno.