NOTA INFORMATIVA: caso suspeito de COVID-19

Publicado em: 21/03/2020 11:31 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

Nota Informativa

A Secretaria Municipal de Saúde vem comunicar a investigação de um caso suspeito do Novo Coronavírus (COVID-19), no município de Prudentópolis.
O mesmo encontra-se em isolamento domiciliar e está sendo monitorado.
A informação foi repassada ao CIEVS (Centro Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde e aguardamos a Notificação do caso suspeito no Boletim Oficial do Estado do Paraná.
Desta forma solicitamos que a população redobre os cuidados recomendados pelas autoridades em decretos.

Recomendações:
1. Ficar em casa
2. Evitar levar crianças, idosos e familiares em geral ao comércio
3. Lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão, e na impossibilidade utilizar álcool 70%
4. Manter os ambientes arejados e limpos
5. Redobrar a higiene de maçanetas, corrimão, teclados de computadores, celulares e superfícies em geral
6. Evitar ficar em filas. Caso seja necessário, manter distância mínima de um metro de uma pessoa para outra
7. Rodas de chimarrão devem ser evitadas, bem como as aglomerações em geral.
8. O Narguile não deve ser compartilhado pois a principal forma de transmissão do COVID-19 são as vias orais

QUANDO BUSCAR O POSTO DE SAÚDE?
Você deve buscar atendimento no posto de saúde de sua referência, quando apresentar FEBRE, TOSSE, DOR DE GARANTA para a equipe de saúde avaliar.

QUANDO BUSCAR O PRONTO-ATENDIMENTO?
Caso você, apresente OS SINTOMAS ANTERIORES MAIS FALTA DE AR OU DIFICULDADE PARA RESPIRAR. Não espere. Procure o pronto-atendimento municipal.

QUANDO VOCÊ APRESENTAR QUADRO LEVE, COMO CORIZA, MAL-ESTAR MOMENTÂNEO, O QUE FAZER?
Alimentar-se bem
Hidratar-se bem
Permanecer em repouso domiciliar.
Evite sair de casa e frequentar lugares com aglomeração de pessoas.

CORONAVÍRUS
PARA DÚVIDAS LIGUE (42) 3446-1757 OU (42) 39081030 HORÁRIO 8H ÀS 17H