Parque do Lago é inaugurado e denominado João Maria Penteado

Publicado em: 17/02/2020 13:27 | Fonte/Agência: Prefeitura de Prudentópolis | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

No dia 14 de fevereiro, última sexta-feira, o Parque do Lago João Maria Penteado foi inaugurado. A cerimônia contou com uma expressiva presença da população, autoridades e familiares de João Mª Penteado, além de apresentações culturais, música ao vivo, corrida kids e um show de fogos de artifícios silenciosos.

Através da Lei Municipal nº 2.364/2019, a Administração Municipal denominou o Parque do Lago Municipal, em memória de JOÃO MARIA PENTEADO, cuja família antigamente era proprietária da maior parte da área onde se encontra o Lago Municipal e o bairro Vila da Luz.

O homenageado foi exemplar marido, pai, chefe de família, extraordinário cidadão prudentopolitano, cuja vida sempre foi pautada pela ética e respeito ao próximo, com relevante trabalho social e humanitário em prol dos mais necessitados, no setor empresarial destacou-se no ramo de madeireira e olaria, contribuindo para o desenvolvimento local.

João Maria Penteado, nasceu em 15 de fevereiro de 1935, no distrito de Apiaba, município de Imbituva, Estado do Paraná, sendo o terceiro filho do casal América Gaspar Penteado e Antônio da Rocha Penteado. Teve por avós paternos João de Oliveira Penteado e Pureza da Rocha e , por avós maternos, Manoel Gaspar de Paula e Maria Eugênia Rodrigues.
Com a morte da mãe poucos dias após o parto, ficou sob os cuidados da tia Maria Olinda Luiz de Oliveira, irmã da mãe e esposa de Domingos Luiz de Oliveira, também residente, na época, no distrito de Apiaba, em Imbituva. Naquele tempo, Domingos Luiz e Antonio Penteado eram sócios em madeireira instalada na região.

Ainda na infância, permanecendo sob os cuidados dos tios Domingos Luiz e Maria Olinda, a família mudou-se para Prudentópolis. Na localidade de Saltinho, Domingos Luiz instalou uma olaria, passando a fabricar telhas e tijolos. Pouco mais tarde instalou-se na sede do município de Prudentópolis, diversificando e ampliando as atividades mercantis.

Na infância, fez o curso primário no então denominado Grupo Escolar Barão de Capanema. Mais tarde, cursou por dois anos o ginásio no Colégio Imaculada Virgem Maria, em Prudentópolis. Também em Prudentópolis, concluiu a formação de contabilista na Escola Técnica de Comércio Estadual, em 1957.

Casou-se em 15 de dezembro de 1956, com Irene Wowk Penteado. Teve três filhos: João Maria Wowk Penteado Junior, nascido em 29 de outubro de 1957; Luiz Fernando Wowk Penteado, nascido em 19 de julho de 1959; e Luiz Marcio Wowk Penteado, nascido em 19 de outubro de 1961.
João Maria Penteado veio a óbito, nesta cidade, em data de 15/08/2013, com a idade de 78 anos, vítima de acidente vascular encefálico, tendo sido sepultado no cemitério público municipal desta cidade.