Missa de Assunção à Nossa Senhora é celebrada pelo provincial dos padres poloneses no Brasil

Publicado em: 17/08/2015 11:47

A manhã do último sábado (15) foi especial para os prudentopolitanos, principalmente, para os membros da comunidade polonesa que celebraram a Missa de Assunção de Nossa Senhora com o padre Kazimierz Dlugosz SChr, provincial dos padres poloneses no Brasil, na Igreja do santuário. Entre os fiéis que foram prestigiar a missa, estavam o prefeito Adelmo Klosowski e sua esposa, a primeira-dama Beatriz Aparecida Klosowski - quem realizou a primeira leitura.

A visita do sacerdote a Prudentópolis ocorreu por intermédio da presidente da Associação Brasil-Polônia (Braspol), Rosa Wal, que analisou a vinda do padre como uma forma de fortalecimento da cultura polonesa no município. "Esta celebração é muito importante para os poloneses, tanto que na Europa são três dias de feriado. Desse modo, receber o padre Dlugosz foi uma honra para nós prudentopolitanos e uma grande alegria para os membros da Braspol que tiveram a oportunidade de ter um contato mais próximo com os ritos eslavos", ressaltou Rosa Wal.

Esta é a quarta vez que o padre Kazimierz Dlugosz SChr visita Prudentópolis, mas foi a primeira em que celebrou uma missa. "É uma alegria estar aqui, e espero responder à altura este convite", disse o padre. Ele destacou a expressiva cultura polonesa e ucraniana na região, ressaltando a forma como os prudentopolitanos, no geral, guardam a memória de seus antepassados. "Fico feliz que o povo daqui guarde os costumes, tradição, história e cultura de seus ancestrais. A missão de nossa congregação é justamente manter a pastoral com os descendentes poloneses e vejo que há um grande esforço para isso", disse.

Euvira Mudrei, que cuida da parte eucarística, estava muito emocionada com o momento. Para ela, a vinda do padre já era um motivo de grande celebração. "A missa foi marcante", finalizou.