Prudentópolis celebra seus 109 anos com ampla participação da população e homenagens aos pracinhas que lutaram na Segund

Publicado em: 13/08/2015 13:18

Na manhã de ontem (12), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação reuniu centenas de pessoas na Praça da Igreja Matriz para as celebrações cívicas dos 109 anos do município.

Além do grande público, professores e alunos da rede de ensino estadual e municipal prestigiaram o momento, juntamente com as autoridades locais, como o prefeito Adelmo Klosowski e primeira-dama Beatriz Aparecida Klosowski, o juiz da Vara Civil e Anexos e diretor do Fórum da comarca de Prudentópolis, Ronney Bruno dos Santos Reis, vereadores e secretários municipais.

Também estiveram presentes o 26º Grupo de Artilharia de Campanha (G.A.C.) e a Banda Jovem, ambos do município de Guarapuava, o Grupo de Bombeiro Militar de Irati, a Guarnição da Defesa Civil de Prudentópolis, o Coral Vozes de Prudentópolis que cantou o hino municipal, e a apresentação da Fanfarra do Colégio Estadual Barão de Capanema, juntamente com os desbravadores do Clube Favo de Mel.

Homenagem aos pracinhas e 70 anos de término da Segunda Guerra Mundial

Após as celebrações cívicas, autoridades e grande público se reuniram na Praça do Expedicionário, ao lado da Casa da Cultura, para prestar homenagem aos pracinhas que lutaram na Itália, em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Desses, cerca de 50 soldados de Prudentópolis foram enviados pela Força Expedicionária Brasileira para combater o fascismo e o nazismo em solo estrangeiro. As homenagens, organizadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, contaram com a presença de mais de 20 familiares dos pracinhas prudentopolitanos.