Celebração de aniversário dos 109 anos de Prudentópolis inclui atos cívicos e homenagem aos pracinhas da Segunda Guerra

Publicado em: 11/08/2015 15:56

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, tem a satisfação de convidar a população de Prudentópolis para celebrar os 109 anos de emancipação política do município.

A concentração para a abertura solene acontecerá amanhã, às 9h, na Praça Firmo Mendes de Queiroz – conhecida como Praça Matriz. Durante os atos cívicos da celebração, estarão presentes o 26º Grupo de Artilharia de Campanha (G.A.C.) do município de Guarapuava, Grupo de Bombeiro Militar de Irati e a Guarnição da Defesa Civil de Prudentópolis.

Sobre os 109 anos, o prefeito Adelmo Klosowski comenta que é muito importante a participação da população, especialmente, porque este é o momento de todos os prudentopolitanos estarem unidos. "Apesar dos desafios dos últimos meses, temos que ser otimistas. Estamos trabalhando para resgatar Prudentópolis, para devolver o orgulho do povo prudentopolitano, e para isso precisamos estar unidos. É o amor por esta terra que lutamos para garantir um futuro melhor às nossas famílias, e onde dia-a-dia construímos uma administração sólida, transparente e ética para uma Prudentópolis cada vez mais próspera", disse.

Homenagem aos pracinhas prudentopolitanos que lutaram na Segunda Guerra Mundial

Compondo as celebrações dos 109 anos do município de Prudentópolis, será realizada ao lado da Casa da Cultura uma homenagem aos pracinhas brasileiros.

Os pracinhas foram soldados veteranos do Exército, da Força Expedicionária Brasileira, que lutaram na Itália contra o nazismo de Adolf Hitler e o fascismo de Benito Mussolini durante a 2ª Guerra Mundial, entre os anos de 1944 e 1945. Ao todo, morreram quase dois mil brasileiros — entre pracinhas, marinheiros e vários civis vítimas do torpedeamento de navios.

Em Prudentópolis foram identificados mais de 50 pracinhas que combateram em solo estrangeiro e fizeram parte dessa história. Portanto, para homenagear a memória a desses bravos soldados, juntamente com suas viúvas e demais familiares, e celebrar os 70 anos do término da Segunda Grande Guerra, a Prefeitura Municipal convida a todos para prestigiar este importante momento.