Agentes políticos e sociedade organizada vão a Curitiba reivindicar segurança para o município

Publicado em: 04/08/2015 20:03

** Prefeitura Municipal convida representantes da sociedade organizada de Prudentópolis para reivindicar segurança junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública: comitiva vai a Curitiba amanhã **

Com o objetivo de minimizar os problemas de segurança pública em Prudentópolis, uma comitiva composta pelo prefeito municipal Adelmo Luiz Klosowski, secretários municipais, dois vereadores e representantes da sociedade organizada, viajam a Curitiba amanhã (05) para solicitar ao secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, o atendimento imediato para as seguintes demandas:

I – realização de operações táticas periódicas por equipes especializadas, com o objetivo de prevenir e inibir práticas criminosas;
II – melhoria no atendimento pessoal e aos chamados e denúncia de cidadãos - por via telefônica, com implantação do sistema de gravação para melhor identificação dos atendentes e dos fatos denunciados;
III – incremento no combate ao narcotráfico, reconhecendo que parte dos furtos pode estar estimulada para o consumo de drogas;
IV – transferência de dois Agentes de Cadeia para a Delegacia de Polícia Civil de Prudentópolis, conforme pedido já solicitado anteriormente à Secretaria.

Há pouco mais de 30 dias, uma comitiva composta por atores políticos da Prefeitura Municipal visitou autoridades da Casa Civil para solicitar a intensificação das medidas de segurança. “Apesar de a segurança ser uma responsabilidade do Estado, nós não ignoramos a situação em que a região está imersa, pois a segurança é uma preocupação e uma luta de todos nós”, disse o prefeito Adelmo Klosowski.

O prefeito de Prudentópolis anunciou ontem – em reunião na Prefeitura Municipal com representantes da sociedade organizada, algumas medidas que o poder municipal realizará nos próximos dias. “A partir dos nossos 35 vigias formaremos uma guarda municipal que estará presente nos espaços públicos como ruas, praças e escolas. Eles estarão devidamente identificados com uniformes, contarão com um sistema de rádios para comunicação. Também estamos adquirindo três motocicletas para ajudar nesse patrulhamento. No máximo em um mês a licitação estará pronta para a aquisição desses equipamentos”, informou o prefeito.

Na semana passada, o secretário municipal de Administração e procurador geral do município, Eli Corrêa Fernandes, participou de uma reunião organizada por membros da Associação Comercial de Prudentópolis (ACIAP), cuja pauta foi a segurança. “Achei importante acompanhar as reivindicações e evidenciar que a Prefeitura Municipal já estava se mobilizando acerca do tema”, informou.

Entre os membros da sociedade organizada estão Sérgio Santos Gomes – presidente da ACIAP, Augustinho Andreatto – presidente do Sindicato Rural, Orivaldo dos Santos e Esdras Almeida – comerciante e professor, respectivamente. Para Gomes, a iniciativa da Prefeitura Municipal em articular esse tema com a Secretaria de Segurança do Estado e chamar membros da sociedade para compor a comitiva é eficiente. "Acho interessante que o atual prefeito esteja preocupado em nos escutar e que tome a iniciativa para atender nossas demandas. Acredito na solução desta situação, já que a participação coletiva junto ao poder público soma forças", disse.