Publicado em: 13/11/2017 08:33 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Ordem Basiliana de São Josafat recebe Moção de Parabenização.
No sábado dia 11 de novembro, os poderes Legislativo e Executivo de Prudentópolis entregaram uma Moção de Parabenização a Ordem Basiliana de São Josafat pelas comemorações dos 400 anos de existência e pelos 120 anos de Missão Religiosa no Brasil, cujos festejos foram comemorados durante a festividade do Padroeiro São Josafat.
A Ordem Basiliana veio ao Brasil na metade do ano de 1897, e até hoje, se empenha em pregar missões, catequizar, administrar sacramentos, organizar comunidades, construir igrejas, escolas, centros culturais em várias comunidades ucranianas católicas, nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Contando com quase uma centena de membros, a instituição religiosa no Brasil organizou-se a duras custas. Iniciou grande parte daquilo que hoje existe em termos de comunidades com patrimônio eclesiástico da Metropolia e da Eparquia. Investiu, formou e cedeu à Igreja cinco bispos.
Auxilia com inúmeros trabalhos nos campos, religioso, cultural, acadêmico e administrativo, além ocupar-se com trabalhos de auto-sustento da própria comunidade dos basilianos.
Por essa importante presença na comunidade, fica de parte dos Poder Legislativo e Executivo, por esta Moção, o reconhecimento público à Ordem Basiliana, pela participação ativa em nosso meio, alcançando esta importante data.”