• 0800 808 0130
  • Segunda a sexta, das 8 às 12:00 - das 13:00 às 17:00

História do Município

O Município de Prudentópolis está situado na região centro sul do Paraná, a 207 km da capital, ocupa uma área total de 2.461,58 Km2, possuindo uma população de 51.567 habitantes, (Estimativa da população – IBGE/2015).

O município foi colonizado a partir do final do século XIX, por imigrantes ucranianos, além destes, outros imigrantes também se estabeleceram na região e foram importantes para o processo de colonização do município, entre eles destacam-se os poloneses, alemães e italianos.

O nome Prudentópolis é uma homenagem ao antigo presidente Prudente de Morais, mas a cidade já recebeu vários títulos, entre eles Capital do Mel, Ucrânia Brasileira e hoje é conhecida como a Capital da Oração, devido as mais de cem igrejas que foram construídas.

Já no que se referem às tradições, elas são mantidas através das festas, do artesanato tradicional, como bordados e as Pêssankas (ovos de galinha e ganso pintados à mão), de gastronomia e do estilo arquitetônico das construções da cidade. Além disso, o município é um grande produtor de mel e de erva-mate, produtos de exportação e de feijão preto (sendo o maior produtor do feijão preto do Brasil), soja, milho, fumo, arroz e cebola. Porém o grande destaque da cidade são seus recursos naturais, devido à sua formação geográfica e terras acidentadas, existem diversos canyons e cachoeiras, inclusive muitas de grande porte, o que levou Prudentópolis a ser conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes.

Detentor de uma importante diversidade natural, onde se destaca a sua riqueza hidrográfica e seu relevo acidentado que resultam em uma grande ocorrência de quedas d’águas, muitas de beleza singular. Ainda no aspecto natural, merece destaque ocorrência de floresta de araucária ainda preservada.

Prudentópolis tem uma localização privilegiada, sendo cortada pela BR 277 e BR 373 e destaca-se como centro para investimentos, principalmente no setor turístico, no ramo hoteleiro e alimentício. Tem se consolidado também a fabricação de embutidos, como a Kracóvia, produto prudentopolitano que ganhou o mundo.