Centro de Atendimento Educacional para Deficientes Visuais de Prudentópolis realiza dia de mostra cultural e confraterni

Publicado em: 25/11/2015 15:27

Com o objetivo de reunir as famílias para prestigiar as apresentações culturais dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos com deficiência visual, foi realizado no início da tarde de ontem (24), na Assempru, o Encontro de Confraternização de Pais e Alunos do Centro de Atendimento Educacional para Deficientes Visuais (Caedv).

O evento contou com a presença do prefeito Adelmo Luiz Klosowski, do secretário municipal de Administração e procurador geral do município, Eli Corrêa Fernandes, a secretária municipal de Educação, Joanice Chomen Klosz, entre alunos, familiares e a comunidade escolar envolvida com o Centro. Na oportunidade, o prefeito destacou a importância de fomentar a igualdade de oportunidades para que as pessoas com deficiência sejam incluídas na sociedade de forma efetiva. Também, ressaltou o esforço coletivo da Prefeitura Municipal em estender o atendimento e incentivo a alunos de outros municípios, como Guamiranga e Ivaí.

O Caedv

Atualmente, o Caedv atende 22 alunos, entre deficientes visuais e pessoas com baixa visão, com idade de 01 a 60 anos. As atividades ocorrem na Escola Municipal Benedito José Pinto, oferecendo diferentes programas como: braile, sorobã, estimulação e reeducação visual, AVA – atividade de vida autônoma, orientação e mobilidade, entre outras ações.

Os alunos são atendidos individualmente ou em grupo, cujo atendimento pode variar de 60 minutos a quatro horas. O ingresso de alunos ocorre pelo encaminhamento e laudo médico, garantindo assim seu pleno desenvolvimento e inclusão no ensino escolar e sociedade. Em infraestrutura, o Centro dispõe de máquinas Perkins, impressoras braile, scanner de voz, lupas eletrônicas, apoiador de livro, jogos adaptados, etc.