Prudentópolis realiza casamento coletivo: 95 casais disseram sim no Centro do Idoso

Publicado em: 24/09/2015 17:07

No final da tarde de ontem (23), Prudentópolis realizou seu maior casamento coletivo, denominado “Dia do Sim”. A solenidade ocorreu no Centro do Idoso Alvino de Paula Santos, onde 95 casais tiveram a oportunidade de oficializar gratuitamente seu estado civil.

Este é o terceiro casamento massivo ocorrido no município. O de ontem faz parte do projeto “Irpen na Comunidade” - idealizado pelo Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen), cujo trabalho é proporcionar aos cidadãos serviços como o reconhecimento de paternidade, registro de nascimento, registro indígena e casamentos coletivos. Em Prudentópolis, participaram da organização do evento a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, e o Cartório de Registro Civil de Prudentópolis.

Perfil dos casais

De acordo com Rosana Sanches - oficial do Registro Civil de Prudentópolis, boa parte dos casais que participam do “Dia do Sim” é de baixa renda. Portanto, o casamento coletivo é uma oportunidade para oficializar a união de muitos casais. “Considerando o perfil socioeconômico dos participantes, vemos neste projeto uma grande importância para que as pessoas regularizem seu estado civil”. Sanches ainda informou que o custo de um casamento em cartório custa aproximadamente R$ 300.

O vigilante Elesandro Carlos (38) e sua esposa, a vendedora Cleunice Stoski (38) estão em união estável há 7 anos. Para o casal do Jardim Delmira, o “Dia do Sim” foi importante para realizar um sonho. “Sem dúvidas, este casamento marca uma renovação, um recomeço”, destacou o casal que estava em companhia de sua filha de 4 anos.

Já o casal de agricultores da Linha Santo Antônio, Miguel Dierka (55) e Licelia Michalski (42), o casamento no civil é uma oportunidade de formalizar sua união de 13 anos. “Somos casados apenas no religioso, portanto, estar aqui hoje é uma grande vitória. Especialmente, porque, para chegar até aqui, tive que trocar o pneu do carro que furou duas vezes”, brincou o casal que também estava acompanhado de seu filho de 12 anos.

O prefeito Adelmo Luiz Klosowski e a secretária municipal de Assistência Social Jane Diniz Poli foram testemunhas dos 95 casais. O prefeito de Prudentópolis parabenizou os presentes, ressaltando a importância da ação e do momento. “Quero parabenizar a iniciativa do Irpen pelo trabalho de fortalecimento do vínculo familiar e parabenizar os casais. A união entre duas pessoas é um projeto de vida a favor da família, e espero que Deus ilumine esses casais para uma vida de sabedoria e amor”. A secretária municipal também expressou seus votos de felicidade, enfatizando a importância da parceria com os envolvidos. “O casamento é uma etapa valiosa na vida de um casal e, certamente, é uma honra participar deste momento com uma parceria tão importante como a estabelecida entre a Prefeitura Municipal, o cartório e o Irpen, especialmente neste espaço onde se desenvolve o fortalecimento de vínculos”, finalizou.