Prefeito Adelmo Klosowski recebe técnicas do Deser para discutir projeto de diversificação no campo às famílias produtor

Publicado em: 23/09/2015 15:47

Na manhã desta quarta-feira (23), o prefeito Adelmo Klosowski e a secretária municipal de Agricultura Dayanne do Prado receberam as técnicas do Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais (Deser), para realizar a apresentação do programa “Diversificação”, que atende especificamente às famílias que trabalham com o cultivo de fumo.

Nesse sentido, a parceria com a Prefeitura Municipal é relevante, considerando que o município é caracteristicamente de agricultura familiar, contando com mais de 100 famílias que vivem desse tipo de produção. A agrônoma e coordenadora do projeto, Cleimary Fátima Zotti, explicou que o propósito do “Diversificação” é oferecer outras alternativas de renda, enquanto proporciona o resgate e o fortalecimento da autonomia dessas famílias. Parte, portanto, da premissa de que nas propriedades onde elas residem devem prevalecer a qualidade de vida humana, abrangendo todo o meio ambiente onde elas estão inseridas, incluindo recursos naturais como água, solo, entre outros. “O trabalho que realizamos no município é oferecer assistência técnica e extensão rural para diversificar os meios de produção praticados por essas famílias, para que elas vivam no campo com qualidade. Isso significa que sua propriedade deve ir além de um espaço para a produção. Deve ser, principalmente, um espaço de vida”, destacou.

O Deser atua em Prudentópolis desde 2014, em parceria com duas outras entidades: o Instituto de Cooperação de Agricultura Familiar (Icaf) e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf). O programa “Diversificação” é fomentado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário.