Secretaria de Educação do Estado divulga nota de esclarecimento sobre junções de turmas

Publicado em: 22/09/2015 19:51

Todos os anos, a Diretoria de Informação e Planejamento realiza levantamento e estudos com vistas a otimizações de turmas nas instituições de ensino que apresentem redução no número de alunos, na mesma série/ano. É o que está sendo feito neste momento.

A pedido dos chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs) e prefeitos municipais, a Secretaria de Estado da Educação avaliará as argumentações locais para revisão de algumas junções de turma, considerando o impacto que a greve teve no transporte escolar e no calendário das escolas. Além disso, devido à paralisação, a SEED constatou que houve perda de estudantes para a rede particular, em algumas unidades escolares.

A SEED esclarece que, devido a esse cenário, analisará casos de junções de turmas este ano, e o planejamento que está sendo feito servirá também para embasar o cálculo de turmas em 2016.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, explica que o objetivo é sempre otimizar o funcionamento das unidades escolares, bem como zelar pela utilização eficiente dos recursos públicos. “Cada local tem uma realidade, portanto estamos aceitando contra-argumentações pontuais, após análise técnica”, relata a secretária. “Por ser um ano atípico, devido à greve, a Secretaria se preocupa em garantir as condições necessárias para que não ocorram prejuízos pedagógicos. Nesse sentido, estamos avaliando as argumentações das regionais, em benefício dos nossos estudantes”, completa Ana Seres.

A Resolução nº. 4527/2011 - GS/SEED, que define o número de alunos por turma na rede estadual, prevê que no 9º ano as turmas serão compostas com 30 a 35 alunos, enquanto no Ensino Médio as turmas serão compostas com 35 a 40 alunos.

Fonte: Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Para saber mais, visite: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6121&tit=NOTA-DE-ESCLARECIMENTO-JUNCOES-DE-TURMAS