HPV: segunda fase de campanha continua

Publicado em: 09/09/2015 13:26

A Secretaria de saúde, através do Setor de Imunização, iniciou em setembro a campanha para a segunda fase de vacinação contra o HPV.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a prioridade é imunizar meninas de 9 a 11 anos que já receberam a primeira dose da vacina em março. As meninas de 9 a 13 anos que ainda não foram vacinadas ou que não estão com a vacina em dia, também poderão participar desta campanha.

Uma equipe do
Setor de Imunização está realizando as vacinas nas escolas municipais. Cada escola tem um dia específico para participar da campanha, cujo cronograma está sendo comunicado pela direção de cada escola. A apresentação da carteirinha de vacina dos alunos é obrigatória.

O HPV é um vírus que causa cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, sendo o segundo principal causador de morte por câncer entre mulheres. A vacina é uma estratégia muito eficaz de prevenção contra esse vírus.

De acordo com estudos científicos, a melhor ocasião para a imunização contra o HPV é entre a faixa etária de 9 a 11 anos, pois os pais ainda possuem o hábito de acompanhar os filhos para tomar outras vacinas. Também, é nessa época da vida das meninas que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito altos, tornando-a ainda mais eficaz.