Prefeitura Municipal adianta 13º de servidores para incentivar a economia local: ação foi elogiada pela diretoria da Aci

Publicado em: 04/09/2015 15:59

Com o objetivo de fomentar a economia no comércio de Prudentópolis, o prefeito Adelmo Klosowski anunciou, durante uma reunião realizada na última sexta-feira (31) com a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Prudentópolis e secretários municipais, o adiantamento voluntário de 50% do pagamento do décimo terceiro aos servidores da Prefeitura Municipal. Este incentivo tem a capacidade de impactar aproximadamente 1,5 milhão de reais, valor significativo para o momento de recessão que atinge muitos municípios brasileiros por conta da crise financeira.

O prefeito de Prudentópolis aproveitou a oportunidade para comunicar à ACIAP outra medida praticada pela Prefeitura Municipal - que é a maior geradora de empregos no município, injetando, mensalmente, cerca de três milhões de reais: o pagamento de salário dos servidores no último dia útil do mês, e não no dia cinco como estipula a lei. "Enquanto muitos municípios não estão conseguindo manter sua folha de pagamento em dia, a Prefeitura Municipal além de pagar os salários adiantados, tem o valor integral do 13º reservado", explicou Adelmo Klosowski. Ele ainda ressaltou que Prudentópolis, como os demais municípios do Brasil, também enfrenta dificuldades. Entretanto, o diferencial está na economia e criatividade em administrar os recursos. "Prudentópolis não é uma ilha, e a crise prejudicou os municípios, pois todos nós dependemos de repasses do Governo Federal e Estadual. Assim, para enfrentar a crise sem comprometer o pagamento de nossos servidores e a circulação econômica em nosso comércio, criamos medidas de contenção de gastos sem afetar a qualidade dos serviços prestados".

Credibilidade, mais ações e intensificação de parcerias

Para o presidente da ACIAP, Sérgio Santos Gomes, as medidas praticadas pela Prefeitura Municipal são importantes, pois ajudam a manter o fluxo financeiro no comércio que já sente os impactos da crise nacional. Por outro lado, ele destacou as ações desenvolvidas pelo prefeito Adelmo Klosowski, como a recuperação da credibilidade da prefeitura com os fornecedores e ações voltadas para a segurança. "Com o Adelmo, o processo de licitação mudou, ficou mais transparente, as empresas participam em situação de igualdade e isso vem trazendo credibilidade à prefeitura. As articulações em Curitiba para intensificar a segurança no município, entre outras ações, mostram que ele está no caminho, inclusive, fazendo em seis meses o que não foi feito em quatro anos", frisou. Gomes também disse que agora a ACIAP está tendo espaço para dialogar com a Prefeitura Municipal. "Agora temos voz, e o que a ACIAP puder fazer para ajudar, estamos à disposição".

Na reunião, o prefeito e secretários municipais destacaram a importância da participação das empresas de Prudentópolis nas compras públicas, pois é a forma mais eficiente de crescimento e desenvolvimento conjunto entre o município e as empresas. "Anualmente, 20 milhões de reais saem de Prudentópolis porque as empresas locais não participam", disse o prefeito. A secretária de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Cristiane Boiko, ressaltou que muitas empresas no município não participam por estarem irregular ou por não possuírem alguma documentação, como a negativa. "Também, tem a situação das empresas estarem com dívidas na esfera estadual ou federal. Entretanto, é importante que as empresas busquem informações. Temos consultores do Sebrae que trabalham no município, e nossa secretaria realizará na próxima semana uma capacitação para os fornecedores tirarem todas as suas dúvidas quanto ao processo de compras públicas", disse.

Nesse sentido, as autoridades destacaram a importância do apoio da Associação Comercial em ajudar a informar e divulgar as ações voltadas aos empresários de Prudentópolis, incluindo a formalização do comércio. "Nosso objetivo não é fechar empresas. Queremos prestar orientações, dar condições para que as empresas tenham os subsídios necessários para sua regularização. Dessa forma, a concorrência fica mais equitativa e justa", finalizou o prefeito Adelmo Klosowski.