Projeto "Justiça se Aprende na Escola" proporcionará educação cidadã a mais de 400 alunos da 4ª série da rede municipal

Publicado em: 14/08/2015 16:49

Nesta sexta-feira (14), foi realizada no Fórum de Justiça da comarca de Prudentópolis, o lançamento do "Justiça se Aprende na Escola", onde foram entregues 410 cartilhas para os alunos da 4ª série da Rede Municipal de Ensino e 20 para os educadores correlatos, sendo um material que servirá de apoio para o desenvolvimento do projeto.

No ato solene estiveram presentes o juiz da Vara Cívil e Anexos e diretor do Fórum da comarca de Prudentópolis, Ronney Bruno dos Santos Reis, o juiz da Vara Criminal José Augusto Gutierrez, a promotora de justiça Vilma Leiko Kato, o prefeito municipal Adelmo Klosowski e sua esposa, a primeira-dama Beatriz Aparecida Klosowski, os vereadores José Adilson dos Santos e Mauricio Bosak e os secretários municipais Joanice Chomen Klosz, Eli Corrêa Fernandes e Cristiane Boiko, além de servidores da Secretaria Municipal de Educação e o capitão Clever, representando a Polícia Militar.

O Justiça se Aprende na Escola é coordenado pela segunda vice-presidência do Tribunal de Justiça, e consiste em trabalhar com os alunos questões básicas como o papel do poder judiciário, os deveres e os direitos dos cidadãos. "O nosso objetivo é promover o conhecimento sobre tudo o que envolve o poder judiciário, como buscar direitos e cumprir com deveres, além de favorecer uma relação de proximidade com os alunos que estendem esse conhecimento e relação aos pais", explicou o juiz da Vara Cívil e Anexos e diretor do Fórum da comarca de Prudentópolis, Ronney Bruno dos Santos Reis.

O projeto está desenhado para ser desenvolvido em quatro fases. A primeira consiste trabalhar em sala de aula os poderes do Estado, o exercício de direitos e deveres. A partir do retorno das escolas sobre o andamento do projeto, a segunda parte será o agendamento de visitas às escolas pelo juiz, promotor e advogados para dialogar o conteúdo trabalhado através das cartilhas e fortalecer o vínculo entre a esfera escolar e jurídica. A terceira é a visita dos alunos ao fórum para conhecer suas instalações dinâmicas de funcionamento e ter a oportunidade de ver de perto o trabalho do juiz, promotor e advogados. A última fase se concretiza com a produção de redações sobre todo o conteúdo absorvido, incluindo as visitações. Cada escola participante irá selecionar o seu melhor texto, podendo resultar em um concurso com premiação. "O importante desse projeto é poder contar com a parceria do Poder Executivo, sendo uma alternativa para solucionar conflitos de forma mais eficiente, tais como diminuir o número de litígios e proporcionar aos nossos jovens uma educação cidadã participativa", disse o juiz.

Para a secretária municipal de Educação Joanice Chomen Klosz, a iniciativa é uma contribuição muito acertada, especialmente, porque ela também está focada no envolvimento das famílias. "Hoje fala-se muito nos direitos, mas e os deveres cidadãos, onde ficam? Por isso, esse projeto é uma oportunidade de diálogo importantíssima, especialmente porque vai envolver os alunos e suas famílias, trabalhando conceitos como a responsabilidade cidadã, algo não tão evidenciado. Isso é muito relevante para a construção de valores e de uma sociedade mais ética", destacou Klosz.