• 0800 808 0130
  • Segunda a sexta, das 8 às 12:00 - das 13:00 às 17:00

Turismo

Tradição Artesanal da Pêssanka


      A Pêssanka, de acordo com a tradição ucraniana, simboliza a vida, a Ressurreição de Cristo, o renascimento espiritual do homem. É sinal de libertação e cada símbolo nela gravado tem um significado próprio, sempre no sentido de expressar, àqueles que recebem-na como presente, que tenham uma vida feliz.


Histórico


Origem

     A arte de cobrir ovos pascais ou pêssanky (plural) - pêssanka (singular), derivado do verbo pessaty, escrever, é muito antiga a data do paganismo. Simboliza o renascimento da Terra na primavera como a sua promessa de novas esperanças, saúde e prosperidade. Com o advento do Cristianismo, introduzido oficialmente na Ucrânia em 988, passou a simbolizar a Ressurreição, promessa de um mundo melhor e mais feliz.

A Páscoa na Ucrânia

     A Páscoa na Ucrânia é uma festa nacional no seu sentido pleno e exato, quando as melodias do Hrestós Voskrés (Cristo Ressuscitou) se derramam por toda a extensão territorial, quando se realizam as brincadeiras populares das Hailkas, porque são símbolos da primavera, da vida e da alegria. Já durante a quaresma são preparadas as pêssanky, trabalho de tradição milenar e a mais antiga expressão de arte popular de todo mundo eslavo. Estas, juntamente com outros alimentos, como carnes, manteiga, queijo ou requeijão, sal, raízes picantes (Khrin) e pásca que é um pão especial preparado somente para essa ocasião e muito apreciado. Esses alimentos são levados em cestas ou bandejas até a igreja onde o sacerdote os benze. A pasca e o restante dos alimentos são degustados no domingo, no café da manhã por todos os membros da família.


Significado


     Em algumas partes da Ucrânia acredita-se que a pêssanka tem força curativa e também protege a casa do campônes contra o fogo, a destruição, os maus espíritos, e ainda acredita-se que possuí o poder de atrair as graças de Deus como expressão comum. Em quase todos os casos, a pêssanka é considerada uma espécie de talismã ou amuleto.

Localização