Ouvidoria
Acesso à Informação Acesso à Informação
Portal da Transparência Portal da Transparência
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícias

Mais de 120 pessoas de 20 municípios estiveram participando do "Encontro de Fruticultores sobre a Cultura do Maracujá" e


Publicado em: 12/05/2022 08:43 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

 

 

Mais de 120 pessoas de 20 municípios estiveram participando do "Encontro de Fruticultores sobre a Cultura do Maracujá" em Prudentópolis

A Gestão Municipal juntamente com a Secretaria de Agricultura, estiveram participando da nova cultivar “luz da manhã”, que ocorreu no período da tarde desta quarta-feira (11).

Primeira cultivar da espécie desenvolvida no Paraná, IPR Luz da Manhã se destaca pela qualidade superior e dupla possibilidade de destinação da colheita – tanto pode ser destinada ao mercado de frutas frescas como para a indústria de polpa congelada.

A fruta foi idealizada com o objetivo de aumentar a competitividade dos produtores paranaenses, fortalecer a indústria regional de processamento e, ainda, contribuir para o aumento da renda e da qualidade de vida no meio rural.

Obtida a partir de oito linhagens, IPR Luz da Manhã pode render até 30 toneladas por hectare, às quais é possível somar outras 50 toneladas se o produtor optar por um segundo ciclo de produção.

O coordenador estadual de Fruticultura do IDR-Paraná, Eduardo Augustinho dos Santos, comenta sobre o estudo e o desenvolvimento deste trabalho e que aproximadamente nos últimos 10 anos o IDR-Paraná vem trabalhando a fruta na região e cita que o potencial de Prudentópolis é muito grande”, afirma Eduardo.

São cultivados 160 hectares de maracujá no município, com predominância da pequena agricultura familiar. A produtividade é cerca de 14 toneladas por hectare, e a maior parte da produção é destinada para industrialização. O objetivo do projeto é aumentar essa produção e possibilitar aos produtores acesso ao mercado de frutas frescas, que é amplo e diversificado.

Presente no Evento:

Secretária de Agricultura, Suelly Muller;

O coordenador estadual de Fruticultura do IDR-Paraná, Eduardo Augustinho dos Santos.