• 0800 808 0130
  • Segunda a sexta, das 8 às 12:00 - das 13:00 às 17:00

Estradas rurais: chuvas impedem andamento de melhorias e obras

 

Publicado em: 04/11/2015 17:04

Whatsapp

 

Por conta das fortes chuvas registradas nos últimos dias - com previsão de mais precipitações para esta e próxima semana -, a Secretaria de Transporte e Infraestrutura comunica que o cronograma de obras e melhorias para as estradas rurais de Prudentópolis serão alteradas, realizando apenas atendimentos emergenciais. 

De acordo com o secretário da pasta, Adriano Cardozo, é totalmente compreensível os transtornos que isso causará nos munícipes que residem na área rural. Mas ele também explica que é impossível as máquinas operarem com o solo encharcado, com riscos do maquinário quebrar ou danificar ainda mais o solo para as obras. "Infelizmente, quando chove assim, precisamos ter paciência. As máquinas só conseguem trabalhar com a terra seca, isto é, dois dias de sol, no mínimo", explicou.

O secretário municipal também ressaltou que quando o tempo melhorar, será divulgado um novo calendário de obras, seguindo com as atividades da secretaria normalmente.


Mas, por que chove tanto?

A meteorologia para os moradores da Região Sul - onde está o Paraná -, aponta mais chuvas fortes. Segundo os estudiosos do clima, pelo menos até dezembro, o Estado, assim como os demais da Região Sul, deve registrar precipitações acima da média, que podem ocorrer de forma irregular, alternando em temporais e chuvas fracas. Os cientistas ainda afirmam que as chuvas estão diretamente relacionadas com o fenômeno natural do "el niño", que interfere no clima de muitas partes do mundo, inclusive no do Brasil.


E o que é o El Niño?

Trata-se de um fenômeno natural que acontece quando a superfície do mar perto do Chile e do Peru fica mais quente. Com esse aumento na temperatura do mar, há mais evaporação e mais formação de nuvens, alterando a circulação atmosférica e provocando secas e cheias em diversas regiões. 


Em Prudentópolis

A Defesa Civil de Prudentópolis, registrou nos últimos 4 dias uma média de 60 milímetros de chuva no perímetro urbano, e 80 no interior - Região Norte. Para os próximos dias há mais previsão de chuvas, o que certamente poderá comprometer as estradas rurais. Nesse aspecto, Cardozo também ressalta a importância da população realizar pequenas manutenções para evitar agravamentos como formação de bueiros e escoadeiras. "Como a população está usando diariamente essas estradas, é importante que realizem um monitoramento. Por exemplo, se observar a formação de poças, é possível repará-la com uma enxada. Se a estrada apresentar problemas, evitar o trânsito de tratores e caminhões pesados. São pequenas ações que podem ser significativas", destacou.