Professores são homenageados com viagem a Curitiba: fomento para enriquecer o processo ensino-aprendizagem

Publicado em: 15/10/2015 16:51

Para celebrar o Dia dos Professores, a Prefeitura Municipal – através da Secretaria de Educação - estará promovendo amanhã (16) e sábado (17) uma viagem cultural à Curitiba. Trata-se de uma oportunidade para o professor conhecer novos lugares e situações de estudos e aprendizagens.

Os pontos a serem visitados são: Museu do Olho, Passeio Público, Jardim Botânico e Centro Histórico. De acordo com a Secretaria de Educação, os locais escolhidos estão relacionados aos conteúdos curriculares, logo, eles vão fomentar o desenvolvimento cultural, social, intelectual e pessoal dos educadores, refletindo no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Para a secretária municipal Joanice Chomen Klosz, a iniciativa da visita cultural justifica-se pelo fato de o planejamento de ensino escolar contemplar elementos que compõem a capital paranaense. “É uma forma de proporcionar aos professores a possibilidade do conhecimento empírico, sendo um estímulo mais dinâmico no processo de construção do conhecimento”.

A Secretaria de Educação aproveita a oportunidade para deixar sua mensagem em homenagem ao Dia dos Professores:

"Como forma de reconhecimento a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria Municipal da Educação vem através deste prestar homenagem ao Dia do Professor. Neste dia queremos homenageá-los de forma simples e dizer que:

Ser mestre é fazer algo sagrado, é querer que o outro seja alguém. O mestre é aquele que lapida e educa para o futuro ensinando a sabedoria e mostrando os caminhos para se transformarem em cidadãos de bem. Mestre, é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria. Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade. Não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo. Mestre é você,  professor querido que compreende,  estimula, comunica e  enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura".

Nossa gratidão, equipe da Secretaria Municipal de Educação.