Monumento Salto São João: investimentos do Estado podem chegar a 3 milhões de reais

Publicado em: 14/10/2015 09:20

Foi realizado na última quinta-feira (08), a assinatura das escrituras que repassam a área do monumento Salto São João ao Estado do Paraná, ação esta que representa um importante passo para o início das obras, que podem chegar a 3 milhões de reais. Para a assinatura do repasse, estiveram em Prudentópolis o secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo José Soavinski, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná, o prefeito Adelmo Klosowski e o secretário municipal Alex Fabiano Garcia.

De acordo com Garcia, o repasse ocorreu após o Governo do Paraná ter decretado a área como um monumento do Estado, com o objetivo de criar um parque estadual. "Administrativamente falando, agora o Estado fica responsável por todos os investimentos nas obras do monumento, enquanto, à Prefeitura Municipal caberá a gestão do espaço. Ele também explicou que a visita de Soavinski era um desejo antigo do secretário que, durante sua visita, visitou pela segunda vez o Salto. "Prudentópolis é uma das regiões do Estado que ainda possui uma boa cobertura florestal, com paisagens bastante bonitas por seu relevo, as quais as cachoeiras e quedas d'água são atrativos muito importantes para o turismo. Com esses investimentos, haverá um grande desenvolvimento na região", disse.

Investimentos e desenvolvimento

O recurso inicial previsto para as obras do monumento Salto São João é de 2 milhões de reais. Entretanto, o secretário comentou que sua equipe já está em busca de mais investimentos para a construção da estrada que dá acesso às estruturas do monumento.

Quanto ao início das obras, ele disse que o objetivo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos é que elas sejam iniciadas o mais rápido possível. "Espero que com as adequações nos editais de licitação, as empresas da região se interessem e participem destas obras, que serão um marco na história de Prudentópolis e região. Pois este projeto está dentro de um programa do Governo do Estado - "Parques do Paraná", que visa o desenvolvimento dentro e fora do parque, com capacitação para as empresas locais desenvolverem o ecoturismo, turismo de aventura - potencial de Prudentópolis, com a promoção de toda a estrutura para o turismo, como restaurantes, pousadas, entre outras.

Soavinski também destacou a parceria com a Prefeitura Municipal e disse que este é um momento muito feliz para ele. "Sem dúvidas a parceria com a prefeitura e o prefeito Adelmo foram fundamentais, e estou muito feliz, pois, concretamente, vamos implementar as estruturas do monumento", finalizou o secretário de Estado que, junto com sua equipe, hospedou-se na região do Salto Sete para apreciar ainda mais as belezas naturais de Prudentópolis.