Autoridades definem novas estratégias para a campanha da raiva: das 65 mil cabeças de gado, apenas 23% foram vacinadas n

Publicado em: 23/06/2015 20:41

A Prefeitura Municipal reuniu nesta tarde secretários municipais, membros da Adapar e do setor de Vigilância Sanitária de Prudentópolis para ampliar as ações preventivas contra o vírus da raiva no município.

Ricardo Vieira, chefe do setor de raiva da Adapar de Curitiba, afirmou que dos 19 focos presentes no Estado, 14 são do município. "Prudentópolis está dentro do foco de vulnerabilidade para o vírus da raiva e, até o momento, apenas 23% do total do rebanho foi vacinado. É muito importante que a população vacine seus animais pois, se os casos aumentarem, os produtores podem perder seu rebanho e o prejuízo ser alto", disse.

As ações contra o vírus da raiva iniciaram no mês de abril, sendo intensificadas a princípio de maio. Nesse período, o foco da campanha foi enfatizar à população a importância de vacinar os animais domésticos, apontando os riscos do vírus para a saúde humana. Membros do setor da Vigilância Sanitária de Prudentópolis realizam em parceria com alunos do curso de Medicina Veterinária da Unicentro e Campo Real uma campanha de vacinação no interior do município, os quais foram imunizados quase 500 animais entre cães e gatos. Além disso, foram desenvolvidas atividades de conscientização sobre como proceder ao identificar tocas de morcegos, morcegos hematófagos e animais possivelmente contaminados.

De acordo com a Adapar, até o momento foram cadastrados 46 abrigos de morcegos. Mas os técnicos reconhecem que por conta da geografia do muinicípio, muitas tocas possivelmente ainda não foram identificadas, fazendo circular o vírus e aumentando os riscos de contaminação. "Temos que aumentar as campanhas de sensibilização, divulgando os riscos da raiva nas escolas, nas comunidades e onde pudermos difundir acerca da doença", enfatizou o prefeito Adelmo Klosowski. Como resultado desta nova reunião, ficou definido que a Prefeitura Municipal juntamente com a Adapar irá intensificar a campanha nas escolas, com capacitação de educadores e realização de atividades lúdicas para o engajamento e educação dos alunos. Ainda, serão ampliadas as campanhas de publicidade, com envolvimento intersetorial. "A população precisa participar vacinando seu rebanho, caso contrário, os riscos de aparecer novos casos são maiores", finalizou Vieira.