Escola do Campo de Prudentópolis recebe doação com mais de 700 livros

Publicado em: 09/10/2015 10:12

A Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar, realizou nesta tarde (08) uma entrega de mais de 700 livros na Escola Municipal do Campo de Rio D'Areia Rosa Ogg, onde também funciona o Colégio Estadual Coronel Domingos Vieira Lopes.

A doação das obras - compostas por nomes da literatura nacional e internacional, ocorreu através do projeto "Livros Solidários", arrecadação que foi mobilizada por funcionários da Sanepar com o objetivo de incentivar a leitura, através da ampliação do número de livros ofertados nos espaços educacionais. Em Prudentópolis, o projeto beneficiou 389 alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Além da comunidade escolar, na solenidade de entrega estiveram presentes o prefeito Adelmo Klosowski, a primeira-dama Beatriz Aparecida Klosowski e a secretária de Educação Joanice Chomen Klosz. As crianças e adolescentes da escola receberam a equipe da Sanepar com apresentações artísticas que incluíram teatro, música e dança.

Durante o evento, o prefeito Adelmo destacou a importância da leitura na composição de indivíduos críticos, reflexivos e articulados dentro de uma sociedade. "Os livros apresentam caminhos que nos dialogar outras formas de pensamento, enriquecendo o modo como lemos e interpretamos o mundo". O prefeito agradeceu à Sanepar pela iniciativa da campanha: "sem dúvidas, vocês estão oferecendo à comunidade de Rio D?Areia um grande incentivo à educação e à cultura", destacou.

Relação da Sanepar com a comunidade de Rio D'Areia

O vínculo da Sanepar com a localidade de Rio D'Areia ocorreu a partir de um projeto de instalação da rede de saneamento rural, ação esta que vem ocorrendo em algumas localidades do interior de Prudentópolis desde o início do ano, em parceria com a Prefeitura Municipal. Em Rio D'Areia, a rede de água potável está beneficiando 105 famílias.

O coordenador de relações com a comunidade, Roboão Senegaglia, explicou que o projeto Livros Solidários pretendia beneficiar instituições de Curitiba e região metropolitana. Porém, como esses espaços já possuem um número suficiente de livros, o projeto foi estendido para o interior do Estado. "Como já estávamos desenvolvendo o projeto de rede de água potável no interior de Prudentópolis, em parceria com a Prefeitura Municipal, selecionamos a comunidade de Rio D'Areia para receber as doações".

Junto com Senegaglia, também compôs a equipe da Sanepar a bibliotecária Iracelia dos Santos, a assistente social Luciane Brandt, a bióloga Luciana Garcia e o técnico em construção civil Jair Andreollo.