Produção leiteira: prefeito Adelmo Klosowski recebe técnicos da Frísia

Publicado em: 08/10/2015 16:32

Na tarde dessa quarta-feira (07), técnicos da Frísia – antiga Batavo, apresentaram ao prefeito Adelmo Klosowski, secretária de Agricultura Dayanne Louise do Prado, entre outros secretários municipais e técnicos da Prefeitura Municipal um relatório sobre o leite fornecido por produtores do município à empresa.

Os técnicos na unidade de Imbituva, o zootecnista Fernando Solano e o agrônomo Ângelo Vieira, informaram que, em Prudentópolis, a Frísia possui 35 cooperados, o que representa anualmente 6 milhões de litros de leite. Para a Frísia, a qualidade do leite é uma das condições preponderantes para um produtor associar-se à cooperativa. “Nesse quesito, Prudentópolis tem alta qualidade em seu produto, resultado até surpreendente, tratando-se de pequenos produtores”, disseram. Eles explicaram que muitas vezes a expectativa na qualidade é depositada nas grandes empresas devido ao processo tecnológico. Mas eles esclareceram que a qualidade é maior na pequena produção, porque as próprias famílias realizam a ordenha.

Reflexo da qualidade do leite prudentopolitano está na edição deste mês da revista “Balde Branco”, referência no setor. A revista conta a experiência do produtor da linha Cândido de Abreu, Sérgio Afonso Chuber, que está produzindo atualmente 380 litros por dia em uma área de um alqueire, significando que pequenos produtores podem estar no alto ranking de qualidade e litros produzidos. “Com essa qualidade obtida, produtores como o Chuber estão obtendo preços acima da média, que hoje está em R$1,07 o litro”, explicou Solano.

Além dessas informações, a Prefeitura Municipal solicitou aos técnicos o apoio na conscientização da emissão de notas fiscais. “É importante o apoio da assessoria técnica nesse processo, para evitar a sonegação”, enfatizou Prado. “Pois é através desse recurso que podemos realizar melhorias nas estradas e adquirir recursos para fortalecer a produção leiteira do município”, concluiu.

A Frísia atua em Prudentópolis desde 2012.