Conscientização e prevenção: são as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde rumo ao atendimento de qualidade

Publicado em: 25/08/2015 15:50

Há pouco mais de 15 dias, Éder Marlon Schwab assumiu a Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis, uma das pastas de maior prioridade da gestão do prefeito Adelmo Klosowski. Com seus 34 anos, o quase enfermeiro - faltam apenas três meses para sua graduação, tem muito claro o que pretende desenvolver para uma saúde de qualidade no município: políticas para uma população saudável e uma boa gestão dos recursos, sem perder a parte humana no atendimento.

Schwab explica que a estratégia para tais objetivos está focada em duas medidas: conscientizar e prevenir para reduzir a porcentagem de população doente, e valorizar o funcionário através do conhecimento. Ele explica que para a conscientização e prevenção é necessário intensificar o atendimento na saúde primária. "Não queremos que as pessoas estejam doentes para nos procurar, queremos prevenir a doença e chegar até elas com informação, exames básicos, explicar o que pode ser evitado. Esse incentivo amplia a garantia de uma vida saudável e de qualidade. Quanto aos servidores, a política desta administração é valorizar o funcionário, e uma das ferramentas para isso é capacitá-los, promover sua auto-estima e dignidade. Desenvolvendo essas questões, nós acreditamos que reduziremos o número de doentes e, fundamentalmente, poderemos oferecer um serviço de qualidade a aos nossos munícipes".

Apostando na saúde primária, a Prefeitura Muninicpal - através do secretário de Saúde, já estabeleceu parcerias, como a que está desenvolvendo com a Secretaria Municipal de Educação. "Informando, sensibilizando e engajando os nossos jovens, poderemos atingir os pais também", ressaltou Schwab. Como fruto dessa política estão sendo criados programas de palestras nas escolas sobre álcool, drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), entre outras informações pertinentes à saúde. "Sei que precisamos suprir outras demandas como o atendimento fora do município para cirurgias, exames mais especializados, etc., e nós estamos trabalhando para isso. Por outro lado, tenho a expectativa de que a prevenção e a humanização da saúde são sólidos recursos para devolver aos prudentopolitanos a vontade de viver com qualidade", finalizou.