Dia Nacional da Comunidade Ucraniana: sessão solene na Câmara Municipal tem homenagens e apresentação de projeto de lei

Publicado em: 25/08/2015 14:39

Descendentes de ucranianos de Prudentópolis estiveram reunidos na Câmara Municipal de Vereadores, na noite de ontem (24), para celebrar o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana – pautado em Lei Federal nº 12.209, de 2010. A data refere-se à declaração da Independência da Ucrânia, ocorrida há 24 anos após guerras e conflitos civis.

A sessão solene, promovida pela Câmara, contou com a presença das autoridades locais, como o prefeito Adelmo Klosowski e sua esposa, a primeira-dama Beatriz Aparecida Klosowski, secretários municipais e membros da comunidade ucraniana. Na abertura do evento, o prefeito Adelmo Klosowski destacou a importância da cultura ucraniana na formação da identidade da população de Prudentópolis, e que todos os prudentopolitanos têm um pouco de ucraniano dentro de si. “Como seria Prudentópolis sem a interação com os ucranianos, sua cultura e tradições? Eles são um de nossos maiores patrimônios culturais e turísticos, e sem eles, certamente não teríamos o diferencial que temos no município: esta terra linda com suas igrejas encantadoras, de artesanatos e culinária que atraem tantos turistas, com um povo trabalhador, acolhedor e unido, que conseguiu perpetuar entre seus descendentes a língua, a cultura e suas tradições. Com tamanha influência, todos de Prudentópolis têm um pouco de ucraniano”, frisou. O prefeito ainda disse que a resistência e a união dos ucranianos são exemplos aos prudentopolitanos. "A união nos momentos difíceis, a resistência nas situações de desafio e o orgulho de pertencer a um grupo étnico é uma inspiração, um exemplo a todos nós, povo de Prudentópolis”.

Homenagens

Parte da solenidade incluiu um resgate histórico da memória ucraniana em Prudentópolis, enfatizando sua influência em vários segmentos no município: arquitetura, religiosidade, artesanato, culinária, entre outros. Também, prestou homenagens a pessoas que foram fundamentais na perpetuação dessa cultura: como a curadora do Museu do Milênio - do Instituto das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, Meroslava Krevei; aos padres Tarcísio Orestes Zaluski, Hilário Bardal e Januário Basílio Prestanski. Também foram homenageados o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka e o evento Noite Ucraniana, por seu jubileu de prata.

Projeto de lei para a criação do Complexo Religioso e Cultural “Dom Efraim Krevey”

O poder legislativo de Prudentópolis apresentou durante a celebração do Dia Nacional da Comunidade Ucraniana um projeto de lei que consiste na criação de um Complexo Religioso e Cultural, denominado “Dom Efraim Krevey”.

O projeto – que será executado em parceria com a Prefeitura Municipal caso aprovado, tem por objetivo formar um complexo com as instituições religiosas, educacionais, espaços públicos, além de outras entidades e segmentos culturais de Prudentópolis, incluindo a identificação dos mesmos por totem, entre demais estruturas para impulsionar o turismo religioso local. Para a formação do complexo, contempla-se:

- Igreja Matriz São Josafat;

- Centro Paroquial São Josafat;

- Cemitério da Paróquia São Josafat;

- Capela Mortuária São José;

- Instituto das Catequistas do Sagrado Coração;

- Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada;

- Escola Paroquial Nossa Senhora do Patrocínio;

- Colégio Imaculada da Virgem Maria;

- Veneração Popular à Madre Anatólia;

- Cruz na Praça da Rodoviária;

- Praça da Ucrânia e monumento Taras Schevchenko;

- Museu do Milênio;

- Museu Histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada;

- Colégio São José;

- Tipografia Prudentópolis;

- Cooperativa Ucraíno Brasileira de Artesanato;

- Segmentos culturais: Coral São Josafat, Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka e a Irmandade dos Cossacos.

Os ucranianos chegaram ao Brasil no período das grandes migrações europeias, datadas no final do século XIX. A maioria era agricultores provenientes das regiões de Galícia e Bukovina. Entre 1917 e 1945, novos imigrantes chegaram ao país por motivos políticos, sendo eles operários e profissionais de varias categorias, militares, ex-prisioneiros de guerra e refugiados políticos. Estima-se que só no Paraná chegaram mais de 20 mil,  formando comunidades em Prudentópolis, Curitiba, Mallet, União da Vitória, Roncador e Pato Branco, mas foi em Prudentópolis onde ocorreu a maior concentração de ucranianos.