Campanhas de prevenção à Paralisia Infantil e Saúde do Homem finalizam hoje (31)

Publicado em: 25/08/2015 11:28

Hoje Prudentópolis encerra duas importantes mobilizações voltadas à saúde das crianças e à do homem: a campanha contra a Poliomelite - destinada às crianças entre 6 meses a 5 anos de idade e o Agosto Azul - focada na saúde do homem através da conscientização e prevenção.

- Paralisia Infantil (poliomielite):

A Poliomielite é uma doença infecto-contagiosa, causada por um vírus. A maior parte das infecções apresenta poucos ou nenhum sintoma, podendo ser confundida com gripes - febre e dor de garganta, ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarreia. Os infectados podem desenvolver a forma paralítica parcial ou total do corpo, com sequelas permanentes, e a doença pode levar à morte.

Em Prudentópolis, a campanha teve início no dia 15 de agosto, com a realização do Dia D, disponibilizando a vacina da gotinha nas principais unidades de saúde do município. A partir do dia 17, ela se estendeu a várias localidades do interior de Prudentópolis, finalizando nessa região nesta sexta-feira.

- Agosto Azul:

Trata-se de um mês de campanha dedicado à saúde preventiva do homem, trazendo informações sobre alimentação, comportamento, além de exames básicos como glicemia, pressão arterial, entre outros.

De acordo com o Ministério da Saúde, as estatísticas acerca da saúde do homem são preocupantes, especialmente, por uma questão cultural relacionada ao machismo. No país, as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte, principalmente entre os homens. Por isso, a conscientização e os exames periódicos são importantes para manter uma vida saudável.

As duas campanhas citadas tiveram um chamamento massivo à população ao longo do mês de agosto, com mobilizações nas ruas e nos meios de comunicação. Quem não participou, ainda dá tempo. Basta acercar-se a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e obter as informações necessárias.

O secretário municipal de Saúde, Eder Marlon Schwab, comentou sobre a importância da participação da comunidade prudentopolitana nessas campanhas. ?São serviços que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a todos de forma gratuita, e que vão fazer toda a diferença na saúde do público-alvo: crianças e homens?, enfatizou.