Prefeito Adelmo Klosowski e secretários visitam região Norte do município para acompanhar obras e coletar demandas da po

Publicado em: 24/08/2015 15:38

Na última quinta (20) e sexta-feira (21), o prefeito Adelmo Klosowski e os secretários Adriano Cardozo e Joanice Chomen Klosz visitaram a região Norte do município para acompanhar algumas melhorias tanto em estradas rurais como em escolas. Para o prefeito de Prudentópolis, as visitas fazem parte de um cronograma que irá contemplar mais localidades. "Quero acompanhar de perto as melhorias que estamos executando no município e sentir das próprias comunidades os resultados dessas obras, sendo também uma oportunidade para acolher novas demandas", explicou o prefeito.

Quinta-feira: obras em escolas, inaugurações de parques infantis e entrega de jogos pedagógicos pela Secretaria de Educação

A primeira agenda de visitas contemplou as obras das Escolas Seriadas do Campo nas localidades de Jaciaba e Herval, onde foram realizadas, respectivamente, a construção de um novo espaço para a cozinha - onde também será construído um refeitório coberto para os alunos, e a construção e ampliação de duas salas de aula com banheiro, além da construção de um muro e espaço coberto para lanche. Para a secretária municipal Joanice Chomen Klosz, essas demandas eram muito importantes para as crianças e os educadores, que agora estão sendo concretizadas. As visitas tiveram continuidade nas escolas de Jaciaba e Ligação para inaugurar os parques infantis, junto com a entrega de jogos pedagógicos às escolas que ainda não haviam recebido. "Da mesma forma que em julho, estas atividades realizadas com o prefeito Adelmo foram muito significativas para os profissionais que trabalham na Educação, e para as crianças que estavam ansiosas em recebê-lo nas escolas", destacou Klosz.

A educadora e responsável pela escola de Jaciaba, Edvirges Kudia, comentou que a ampliação da cozinha era uma necessidade antiga, assim como o parquinho e os jogos pedagógicos. "Há muito tempo que as obras para a cozinha não saía, e em três semanas o prefeito Adelmo e a secretária Joanice viabilizaram a construção e ela já está pronta. Isso é um estímulo para nós educadores, funcionários e alunos. Inclusive, os alunos ficaram muito felizes, pois nunca tiveram a visita de um prefeito. Elas ficaram  entusiasmadas com o parquinho infantil e com os jogos pedagógicos, pois antes elas não tinham com o que brincar e agora vão ter o bastante para se divertir". Kudia disse que está muito agradecida ao prefeito e à secretária e acredita que daqui para frente tudo vai mudar para melhor. "Depois que o Adelmo assumiu, vieram muitas melhorias e a comunidade em um todo está muito contente", falou a educadora.

O prefeito aproveitou sua ida à região Norte de Prudentópolis para visitar as Unidades de Saúdes de Herval e Ligação, onde conversou com funcionários e usuários dos serviços de saúde. Também, visitou o curso de Corte e Costura iniciado em 27 de julho em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Senar. Ainda, participou de uma reunião entre os pequenos agricultores que se dedicam ao cultivo do maracujá e o técnico da empresa Polpa Norte. Na ocasião, os produtores relataram sobre a necessidade de melhorias em algumas estradas, o qual o secretário da pasta, Adriano Cardozo, informou que até então, a Secretaria de Transporte e Infraestrutura estava priorizando obras emergenciais para atender as comunidades mais atingidas pelas chuvas do mês passado, cujo Governo do Estado decretou situação de emergência para o município.

Sexta-feira: obras em estradas rurais e recebimento de demandas pela Secretaria de Transporte e Infraestrutura

A segunda parte das visitas incluíram as obras de recuperação das estradas danificadas após as chuvas de julho, com o levantamento das principais reivindicações das comunidades que ainda não foram beneficiadas por este tipo de serviço. Também, acompanhou o início da ampliação dos 800 metros do asfalto na Ligação, onde já foi realizado o batido de estacas, medição, construção de meio-fio, entre outras obras. Sobre o asfaltamento, o comerciante de Ligação, Cristo Forhelman, disse que asfaltar esse trecho vai melhorar bastante a comunidade. "É a melhor benfeitoria para a nossa região, inclusive, nesses seis meses mudou bastante aqui para nós, vemos mais máquinas trabalhando, as estradas estão melhores, acho que este é o caminho", disse. Já o prefeito Adelmo Klosowski ressaltou a importância dessas obras na vida do produtor rural. "Esse trecho, além de ter um alto fluxo de tráfego apresenta condições difíceis para os nossos produtores. Com essas melhorias, queremos solucionar definitivamente o problema", enfatizou. De acordo com a Secretaria de Transporte e Infraestrutura, o asfaltamento será concluído em 60 dias aproximadamente.

Quanto à visita às comunidades que ainda não foram atendidas, o secretário municipal Adriano Cardozo destacou que é uma forma mais eficiente de coletar os trabalhos de infraestrutura mais demandados nessa região. Tanto o prefeito como o secretário municipal, além de Jaciaba e Ligação, também estiveram nas localidades de Lajeado, Rio Belo, Ivaí Sociedade, Poço dos Anzóis, Pimental, Areião e na divisa com o município Cândido de Abreu. Jeroslava Senkiu Bahri, de Ligação, disse que estar com o prefeito de Prudentópolis foi uma satisfação. "Foi muito boa essa visita, pois antes ninguém vinha aqui falar com a gente. É uma forma de ele acolher o que o povo precisa, mostrando que o prefeito está preocupado em fazer um trabalho bem feito", comentou. Do mesmo modo, disse Ricardo Lunczyk, de Jaciaba. "O prefeito Adelmo está fazendo o que um prefeito deve fazer pelo seu povo. Ele está se esforçando, fazendo tudo dentro da lei e ainda, acompanhando o trabalho nas localidades. O pessoal está gostando muito do serviço dele", destacou.