NOTA OFICIAL - INFORMATIVA COVID-19

Publicado em: 05/07/2020 11:09 | Fonte/Agência: Prefeitura de Prudentópolis | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

O Município de Prudentópolis, através da Secretaria Municipal de saúde, informa que, diferente da publicação realizada por determinado blog e replicado em redes sociais, até a presente data (05/07/2020), Prudentópolis não registrou óbitos com causa confirmada por COVID-19.
Trata-se de óbitos registrados como suspeita de Coronavírus, para os quais foram coletados exames pós óbito e registrados na declaração de óbito como “Suspeita de COVID-19 (coletado exame pós morte)” pelo médico assistente. Os casos foram posteriormente descartados devido ao resultado de exame negativo.
Destacamos que a propagação de notícias falsas, com o intuito de causar desinformação à população, especialmente as relacionadas com a atual pandemia, incorre em crime, tanto aos que produziram a referida “matéria” quanto ao compartilhamento indistinto.
Destacamos que em momento algum a Secretaria Municipal de Saúde foi indagada acerca dos fatos ou teve a oportunidade de esclarece-los.
A batalha contra a Covid-19 em nosso município baseia-se em decisões técnicas, fundadas na ciência, e que esperamos não ser utilizada com caráter político ou tendencioso.
Orientamos ainda a todos os interessados, em especial aos Profissionais de Imprensa, que na ocorrência de dúvidas, busquem informação junto aos órgãos oficiais (Secretaria Municipal de Saúde ou Secretaria de Estado da Saúde), responsáveis pelas informações relacionadas, órgãos estes que permanecem à disposição de todos.

Prudentópolis, 05 de julho de 2020.
Marcelo Hohl Mazurechen
Secretário Municipal de Saúde