NOTA OFICIAL - INFORMATIVA COVID-19

Publicado em: 25/06/2020 15:38 | Fonte/Agência: Prefeitura de Prudentópolis | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, com o crescente número de casos de Coronavírus no município vem através deste esclarecer a questão da realização de exames no âmbito SUS, conforme os protocolos do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado e Secretaria Municipal de Saúde, o qual tem gerado dúvidas da população.

O SARS CoV-2 é o vírus que causa a COVID-19 ou Coronavírus, existem dois tipos de exames realizados para a detecção da doença denominados RT-PCR e testes sorológicos (Teste Rápido) validados pelas instituições de referência (Laboratório Central do Estado e Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)/Fiocruz).

O RT-PCR é realizado através da coleta de secreção naso e orofaríngea que pesquisa a presença de RNA do vírus. Ele é realizado em pessoas sintomáticas até o 7° dia de início de sintomas.

Os testes sorológicos (Testes Rápido) visam detectar anticorpo específico produzido pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2 ou detectar antígeno desse vírus. Esse teste, para ser considerado seguro, deve ser realizado após o 8° dia de início de sintomas. Conforme o Protocolo Municipal, o qual foi construído baseado nos protocolos da SESA, esses testes são realizados para profissionais de saúde, segurança e salvamento e seus contatos domiciliares, óbitos de pessoas suspeitas de Coronavírus, contatos domiciliares de pacientes positivos e profissionais que trabalham em unidades de saúde com contato próximo à colega de trabalho positivo. Ressaltamos até a presente data que existem apenas 5 marcas de teste rápido habilitadas pelo INCQS no Brasil, ou seja, que passaram por testes de controle de qualidade e são considerados confiáveis.

Salientamos que pessoas que estejam com o quadro de Síndrome Gripal que apresenta-se com febre (temperatura maior que 37,8), tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor no corpo, devem procurar o Centro Municipal de Saúde na área urbana ou as Unidades de Saúde no interior para serem avaliados e verificada a necessidade de realização de exames e isolamento domiciliar. Outro fator importante na redução da transmissão do vírus é o respeito ao isolamento domiciliar de todos os suspeitos e confirmados de Coronavírus bem como seus contatos domiciliares.

Prudentópolis, 25 de junho de 2020.

Marcelo Hohl Mazurechen
Secretário Municipal de Saúde