Secretaria de Educação: escolha dos livros didáticos da Rede Municipal do Ensino Fundamental já começou

Publicado em: 21/08/2015 17:03

Professores, diretores e coordenadores da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Prudentópolis, do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano, reuniram-se ontem para dar início ao processo de escolha dos livros didáticos que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), os quais serão utilizados nos anos letivos 2016-2018.

A escolha através do sistema eletrônico do Fundo Nacional de Sistema da Educação, veiculada ao Ministério da Educação, será realizada a partir de 28 de agosto, finalizando em oito de setembro. Serão selecionadas obras didáticas de todos os componentes curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental tais como etramento e alfabetização linguística, alfabetização matemática e Ciências Humanas e da Natureza (1º ao 3º ano); Ciências, História e Geografia (2º e 3º ano); Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza, História, Geografia, Ciências e Arte (4º ao 5º ano), além de livros com temáticas regionais para o 4º ou 5º ano.

De acordo com a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Sonia Schwartz, ?é importante reforçar que todo o corpo docente de cada escola está participando dos debates e da escolha do livro didático. E a própria escola e a Secretaria de Educação precisam garantir essa efetiva participação dos professores?, disse. Como regra básica, devem ser selecionadas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Se não for possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE negociará as obras da segunda opção.

Uma novidade estabelecida para este ano, é que os professores podem optar pela coleção integrada de Ciências Humanas e da Natureza, a qual engloba os componentes de Ciências, História e Geografia, ou escolher livros específicos de cada uma dessas disciplinas.