EVITE A DISSEMINAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS!

Publicado em: 05/06/2020 17:06 | Fonte/Agência: Prefeitura de Prudentópolis | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

A Secretaria Municipal de Saúde vem reforçar os cuidados da população contra o Coronavírus. Apesar do Município não possuir casos confirmados até o presente momento os cuidados precisam ser mantidos e os decretos respeitados, visto que os municípios vizinhos possuem casos confirmados, como Guarapuava, Imbituva e Ponta Grossa, e temos circulação de pessoas que vem de deste e outros municípios trabalhar em Prudentópolis, bem como circulação de caminhoneiros, entregadores, entre outros profissionais que estão em deslocamento constante nas diversas cidades.

Os fiscais que estão trabalhando no combate ao coronavírus, tem verificado o descumprimento de algumas das regras ditadas pelos decretos e protocolos de saúde por parte da população, fato que causa muita preocupação por parte da Secretaria de Saúde.

Outro fator importante é a ocupação de leitos de UTI, a referência para internação de UTI do nosso Município é o Hospital São Vicente de Guarapuava que atualmente conta com 60% dos leitos COVID ocupados. Na nossa regional de saúde já são 82 casos confirmados e dos 20 municípios apenas 9 não possuem casos.

Os cuidados a serem mantidos são:
- Utilizar máscara sempre que necessitar sair de casa e em todo o turno de trabalho, conforme a Lei estadual n° 20.189. A máscara deve cobrir toda boca e nariz, se não for utilizada da forma correta não possui eficácia.
Higienizar as mãos com frequência e utilizar álcool gel sempre antes e após tocar superfície.

Evitar tocar os olhos, nariz ou boca.
 Manter distância segura de pelo menos 1,5 m entre as pessoas;
 Evitar aglomerações desnecessárias e sair de casa somente se for necessário.
 Quando tossir ou espirrar cobrir o nariz com o cotovelo ou antebraço, ou utilizar lenço de papel descartável, higienizando as mãos logo em seguida.
Caso apresente sintomas gripais procurar a referência de atendimento ao sintomático respiratório que na área urbana é o Centro Municipal de Saúde e na área rural são as Unidades Básicas de Saúde ou ESF´s.
 A realização de festas, eventos e reuniões com mais de 10 pessoas estão estritamente proibidas.

Seja consciente, a informação está em todos os lugares. Faça sua parte e proteja quem você ama!