• 0800 808 0130
  • Segunda a sexta, das 8 às 12:00 - das 13:00 às 17:00

Parquinhos na educação: prefeito Adelmo Klosowski visita escolas contempladas pelo projeto

 

Publicado em: 17/08/2015 16:53

Whatsapp

 

Na última semana de julho, o prefeito Adelmo Kloswoski junto com a secretária municipal de Educação Joanice Chomen Klosz deram início a um calendário de visitas nos Centros de Educação Infantil e Escolas do Campo de Prudentópolis. O objetivo das visitações é acompanhar de perto a realidade das escolas municipais, coletar demandas dos educadores e ver como ficaram as instalações dos parquinhos que, até o momento, beneficiaram seis escolas.

No total, em julho foram visitadas três escolas e em agosto uma. “Como o calendário deste mês demandou atividades como a Festa Nacional do Feijão Preto e o aniversário do município, além de algumas idas a Curitiba, ficamos enxutos de tempo. Mas até o final do mês pretendo fazer mais visitas”, ponderou o prefeito.

Para a secretária Joanice Klosz, a ida do prefeito às escolas municipais foi muito bem recebida pelos educadores e alunos. “Os alunos ficaram muito entusiasmados, especialmente, por terem tido a oportunidade de agradecer ao prefeito pela instalação dos parquinhos”, disse. As visitações de julho ocorreram no CMEI Santa Luzia, CMEI Nossa Senhora das Graças, na Escola Municipal Clotilde dos Santos Gomes e na Escola Municipal do Campo de Barra Bonita. “Acredito que todos se sentiram ainda mais acolhidos com a visita do prefeito Adelmo, pois também tivemos a oportunidade de indicar algumas melhorias que pretendemos realizar nos próximos meses”, informou Klosz.


Educação e diversão: parquinhos infantis estão fazendo a diferença entre as crianças:

O projeto de instalação dos parquinhos nas escolas tratou de priorizar, em um primeiro momento, os CMEIs e as Escolas do Campo. Isso porque as escolas estão em áreas onde não possuem este tipo de estrutura, oferecendo um diferencial nesses espaços escolares. As localidades que já contam com os parquinhos são Tijuco, Marcondes, Papanduvas, Barra Bonita, Ligação e Jaciaba, mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto pretende atender mais seis CMEIs. “Atendendo todos os Centros de Educação Infantil estaremos beneficiando 850 crianças aproximadamente”, comentou Klosz.


- CMEI Santa Luzia, bairro Vila da Luz

O Centro atende 140 crianças e oferece a modalidade integral de educação. Para a diretora Marizete Kereliu a visita do prefeito Adelmo Klosowski endossou o fato de que as coisas estão acontecendo, pois a escola nunca havia recebido a visita de um prefeito desde então. Sobre esse aspecto, as professoras Maria Goreti Burko Kosko e Ana Cléia Berger comentam que é importante um ator político se envolver com a educação, pois além dos educadores se sentirem valorizados, nós trabalhamos mais contentes. “Essa interação com o ambiente escolar e o acompanhamento de nosso trabalho é muito satisfatório. Em cinco anos de trabalho nunca recebemos a visita de um prefeito e isso é muito lisonjeador”, disse Kosko. Já Berger afirma que isso é produtivo para as crianças também. “Os alunos ficaram faceiros com esta participação do prefeito nas brincadeiras. Inclusive, quero agradecer pelo kit educativo com os jogos pedagógicos e pelo parquinho, realmente, ele fez uma grande diferença na vida escolar desses alunos”.


- Escola Municipal Clotilde dos Santos Gomes, bairro Barro Preto

A escola conta com 230 alunos, com turmas na Educação Infantil e no Multifuncional, sendo o único espaço educativo do município que trabalha com alunos portadores de deficiência auditiva. A diretora Jane Aparecida de Souza Grande destacou que os parquinhos eram uma demanda antiga, sendo recebidos com grande expectativa. As educadoras Carla Marconato e Leiva Aires do Prado ressaltaram a importância do prefeito acompanhar as necessidades das escolas. “Como o programa Mais Educação oferece oficinas de esporte, os parquinhos vieram a agregar bastante”, disse Carla Marconato, professora e coordenadora do programa “Mais Educação”. Já a professora Leiva, que atua na Sala Multifuncional tipo I, disse que há 18 anos é educadora especial, e pela a primeira vez viu um prefeito visitar as salas de aula. “Achei isso muito importante”, falou.


- CMEI Nossa Senhora das Graças, bairro Vila Mariana

Com 170 crianças, a escola também atende em período integral. A diretora Fabiane Cristina Copack gostou da presença do prefeito, especialmente por sua preocupação em atender as demandas das escolas. “Além de poder ver a alegria das crianças, achei muito interessante ele vir e conversar conosco, sentir a realidade das escolas e receber as nossas reivindicações”, disse Copack. Lucia Bahri, educadora há 5 anos, descreveu que a visita é uma honra e que o parquinho é uma evidência de que hoje há mais cuidado com os educadores e alunos. “O parquinho nos dá a sensação de que estamos em uma escola particular e ter uma boa estrutura para oferecer aos alunos é um estímulo para o educador”. Bahri também enfatizou que ter o prefeito na escola em que trabalha, seguramente fez todos os educadores se sentirem lembrados. “Há muito tempo não sentíamos isso, e esta é a prova de que a infraestrutura na parte pedagógica está melhorando, que existe uma real preocupação com a nossa educação. Espero que continue assim”.


- Escola Municipal do Campo, localidade de Barra Bonita

A escola atende 100 crianças, as quais estavam preparadíssimas para recepcionar e agradecer ao prefeito Adelmo Klosowski. Foi uma recepção com músicas e a leitura de um texto de boas-vindas, lido pela aluna Flavia Smaha. A professora responsável pela escola, Deocélia Michelichen, agradeceu pelos parquinhos, enfatizando a participação e preocupação da secretária municipal nas ações da escola. A educadora Ivanilda Schirlo, com 15 anos de experiência, relatou que antes as crianças não tinham muitas opções para brincar, principalmente em dias de chuva. “Agora podemos oferecer uma atividade extra a elas”, comentou. Sobre a visita do prefeito, ela destacou que a troca entre as diferentes realidades é enriquecedora. “Foi ótima a vinda do prefeito para os alunos desmistificá-lo e ver que é um homem que está trabalhando em benefício de nosso município. Por outro lado, o prefeito estar em nossa escola permite ele conhecer a nossa realidade e dificuldades, sendo um estímulo à toda equipe”, finalizou.

Para o prefeito Adelmo Klosowski, as visitas sem dúvidas foram muito importantes para ter um conhecimento detalhado da situação de cada escola, de seus profissionais e alunos. "Foi muito positiva essa troca, pois conhecer pessoalmente a realidade de toda a comunidade escolar enriquece inclusive as decisões voltadas a este tipo de política pública. Por outro lado, passar o dia com essas crianças, além de gratificante foi muito divertido", complementou o prefeito.