NOTA OFICIAL - Consequências da chuva no último final de semana

Publicado em: 03/02/2020 13:36 | Fonte/Agência: Prefeitura de Prudentópolis | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

A Prefeitura Municipal de Prudentópolis vem a público informar a real situação decorrente das chuvas ocorridas especialmente na região norte do Município no último final de semana. As chuvas intensas e em período de tempo muito curto, na noite de sábado (01/02) para domingo, as quais ultrapassaram 200 mm segundo medições extra oficiais, na região da Serra da Esperança, cabeceira de importantes rios que cortam o território norte de Prudentópolis ocasionaram um fenômeno de cheia instantânea nos rios na manhã de domingo.

Os rios subiram ao longo da manhã de domingo (02/02) e ocasionaram a destruição de pelo menos dez pontes, além de diversos bueiros; isolando comunidades rurais como São Francisquinho. Importantes pontes foram levadas pela força da água, destacando-se entre elas a ponte do Rio Barra Grande que liga a comunidade de Vista Alegre. A Ponte do Rio Barra Grande na localidade de Alto Barra Grande na estrada principal que liga ao norte do Município ficou encoberta pela água, fato até hoje nunca registrado oficialmente no âmbito do Município de Prudentópolis.

A ponte sobre o Rio São Francisco na localidade de Jaciaba, também recentemente inaugurada foi coberta pelo leito do rio.
Felizmente não há registro de nenhuma vítima e de nenhum prejuízo que não seja material. Os prejuízos financeiros estão sendo calculados, bem como as estruturas afetadas pelas águas estão sendo avaliadas pelas equipes técnicas da
Prefeitura.

A Prefeitura está realocando suas equipes de trabalho da região central e sul do Município para atendimento emergencial e centralizado dos estragos nas pontes da região norte; esperando restabelecer o trafego de veículos e pessoas o mais breve possível.