Igreja São Josafat recebe recursos para restauro.

Publicado em: 02/07/2018 08:38 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Igreja São Josafat recebe recursos para restauro.

A Copel e a Sanepar vão destinar R$ 1.160.144.00, por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura, para o restauro da Igreja de São Josafat, em Prudentópolis, que é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná. O anúncio foi feito pela governadora Cida Borghetti, que visitou a igreja neste domingo (1/7).
Em estilo bizantino, a paróquia ucraniana foi construída na década de 1920 e é uma das atrações do município do Centro-Sul do Paraná. Prudentópolis abriga a maior comunidade ucraniana do Brasil e está no roteiro nacional do turismo religioso e de natureza.
Cida ressaltou a importância do turismo para fortalecer o desenvolvimento regional e destacou a vocação de Prudentópolis para o setor. “É uma cidade que abriga o turismo religioso com suas igrejas de estilo ucraniano e também é um local procurado para o turismo de natureza e de aventura, com o Salto São João e as belas cachoeiras”, afirmou.

A IGREJA – São mais de 200 igrejas latinas e ucranianas na cidade. Na igreja de São Josafat é seguido o rito católico oriental.  De acordo com o site do Departamento do Patrimônio Cultural do Estado, a igreja de São Josafat é a matriz das igrejas ucranianas do Brasil.
Ela possui em seu interior um conjunto de artes sacras, com destaque para o famoso Ikonostas, que é a coleção de ícones de madeira representando a vida de Nossa Senhora e dos apóstolos.
O púlpito, em forma de nave, representa a barca de São Pedro, ornada de bordados ucranianos, uma rede de pesca com peixes de madeira e, nos mastros, as cores da Ucrânia.
O prefeito, Adelmo Klosowski, explicou que  os recursos disponibilizados pela Copel e pela Sanepar serão para as melhorias na estrutura.
Para a segunda etapa, que compreende o restauro do interior, será buscado o apoio de novas empresas.
“Como ela é tombada e o valor do restauro é muito alto, dificilmente a comunidade ucraniana iria levantar este valor. O dinheiro da Copel e da Sanepar, pela Lei Rouanet, vai contribuir com mais da metade da restauração necessária”, disse.

OBRAS — A governadora também autorizou a licitação para a construção de uma via marginal na BR-373, no trecho próximo ao Centro de Eventos. A obra de R$ 2 milhões será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER).