Prudentópolis realiza sua I Conferência Municipal de Cultura

Publicado em: 03/08/2015 13:02

Foi realizada nesta sexta-feira (31), na Câmara Municipal de Prudentópolis, a Primeira Conferência Municipal de Cultura. Seu objetivo foi discutir as principais demandas para a cultura no município, a fim de promover políticas que as fortaleçam.

Na abertura do evento, artistas representando a diversidade cultural do município realizaram várias apresentações na Rua Rui Barbosa, que incluíram roda de viola dos alunos da Casa da Cultura, a capoeira da Associação de Capoeira Angola Corpo e Movimento, dança ucraniana apresentada pelo Grupo Folclórico Vesselka e representantes do teatro. O Coral Vozes também teve sua participação na abertura solene, emocionando a todos os presentes com a execução do hino nacional brasileiro e o prudentopolitano.

Fala de autoridades

A I Conferência Municipal de Cultura, cujo tema foi a "Política de Fortalecimento para a Cultura, contou com a participação da sociedade civil organizada, população em geral e autoridades locais, como o prefeito Adelmo Klosowski e a primeira-dama Beatriz Aparecida Klosowski, secretários municipais e o vereador Marcos Vinícius dos Santos.

Durante a abertura solene, a secretária municipal de Cultura, Nadir Volzivoda, destacou que a miscigenação de Prudentópolis transformou-a em uma terra de pluralidade cultural que deve ser preservada e fortalecida através de políticas públicas voltadas à cultura. Já o prefeito Adelmo Klosowski disse que apesar da crise financeira vivida pelo país, tais dificuldades não vão impactar no desejo de contribuir e de incentivar a expressão cultural prudentopolitana. "Nós não vivemos em uma ilha, e a crise está afetando a todos. Entretanto, reconhecemos a importância de estimular ações que garantam e perpetuem esta cultura tão rica que Prudentópolis possui". O prefeito também ponderou: "precisamos ser conscientes de que esses desafios irão demandar de todos os gestores a criatividade e a consciência de que enfrentaremos uma grande luta". O vereador Marcos Vinicius dos Santos chamou de corajosa a atitude do prefeito de Prudentópolis ter desvinculado a Secretaria de Cultura de outra secretaria, dando-lhe independência. "É o início do resgate das ações políticas para a cultura de nosso município, que já estavam desacreditadas especialmente por nossos artistas", frisou.

O palestrante da Conferência, Beto Lanza - coordenador de Núcleos Regionais da Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura, enfatizou a importância de um município reconhecer a importância da cultura para o desenvolvimento do município. "A presença do prefeito neste evento, por exemplo, é o reconhecimento de que existe a necessidade de garantir a cidania cultural, e isso se faz a partir do plano municipal de cultura". O coordenador também analisou o regimento da Conferência. "Sua estrutura é muito inteligente, pois o regimento inclui os fazedores de cultura, os artistas, a sociedade civil organizada. A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura estão de parabéns", elogiou.