Artesãos de Prudentópolis recebem capacitação para aprimorar produtos

Publicado em: 31/07/2015 20:38

Artesãos de Prudentópolis estiveram reunidos nessa quinta-feira (31), na unidade da Agência do Trabalhador do município, para partipar da segunda etapa do projeto Prudentópolis Tem!e iniciar o primeiro ciclo do programa Procentro. Ambos os projetos são executados através da parceria entre a Secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Sebrae, com o intuito de facilitar aos artesãos locais ferramentas e conhecimentos para aprimorarem sua produção e produtos.

De acordo com o consultor do Sebrae, Mario Agostinho do Santos, o Procentro tem por objetivo aumentar a qualidade do manuseio dos produtos para que eles sejam certificados e, posteriormente, comercializados em outros municípios. "Este programa está constituído por cinco etapas, as quais o artesão terá toda a informação para aprimorar as boas práticas de produção. Essa capacitação representa uma enorme vantagem para, pois o programa possui um convênio com outros 22 municípios e, uma vez que os artesãos de Prudentópolis aumentarem a qualidade do que é produzido, seus produtos serão mais competitivos, pois estarão mais qualificados para a comercialização", explicou Santos. Parte das ferramentas oferecidas por essa parceria consiste na assistência técnica. "Hoje os artesãos de produtos alimentícios terão uma assessoria com suas engenheiras de alimentos e uma nutricionista, a qual será feita uma checagem para analisar como se fabrica o produto e em quais condições ele é produzido para suas posteriores adequações", esclareceu o consultor.

A secretária municipal Cristiane Boiko enfatizou a importância do Procentro aos membros do Prudentópolis Tem!. "Quanto mais o artesão aperfeiçoar seus produtos, mais competitivos eles serão, considerando que o mercado está cada vez mais exigente. Desse modo, obtendo a certificação, além de poder comercializar em outras localidades, o produtor poderá participar de compras públicas, entre outros programas do governo, tornando-se um microempresário sólido e forte" explicou Boiko.

Elaine Pin Kloss é proprietária da marca "Elaine Chocolates". Ela participa do Prudentópolis Tem! desde seu início. Para ela, esta capacitação - que oferece a oportunidade de expansão de seus negócios, é visto com muita expectativa, já que os chocolates que produz é o trabalho dela e de seu marido, sendo o principal sustento de sua família. "Desde que comecei a participar do Prudentópolis Tem!, senti que minhas vendas aumentaram, e hoje sinto que possuo mais qualificação, com mais chances de aumentar minhas vendas", destacou Kloss que também ressaltou que com o aumento das vendas ela conseguiu manter esposo e filha unidos no negócio familiar. Já o produtor Davi Lubatscheuski começou a participar do projeto recentemente. Para o produtor de sucos, vinhos e licor, essa contrapartida da Prefeitura Municipal junto ao Sebrae é primordial para os pequenos produtores do município.

Nesse aspecto, Mario Agostinho do Santos destacou que o apoio da Prefeitura Municipal nos projetos voltados ao pequeno produtor é fundamental para o fortalecimento da economia local. "O Procentro é um projeto piloto no Estado, e a escolha de Prudentópolis é porque o município se esforça em estar à frente, em participar e abrir suas portas, sempre com um importante apoio da Prefeitura Municipal.

Além de Prudentópolis, o Procentro está sendo desenvolvido simultaneamente em Guarapuava, Nova Tebas, Palmital, Roncador e Boa Ventura de São Roque.