• 0800 808 0130
  • Segunda a sexta, das 8 às 12:00 - das 13:00 às 17:00

Presidente do IAP recebe título de cidadão honorário de Prudentópolis

 

Publicado em: 20/11/2017 08:57 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Whatsapp

 

Presidente do IAP recebe título de cidadão honorário de Prudentópolis

Presidente do IAP recebe título de cidadão honorário de Prudentópolis

Presidente do IAP recebe título de cidadão honorário de Prudentópolis
Homenagem foi proposta pelo prefeito pelas bem feitorias que o IAP tem feito no município

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, recebeu na noite dessa quinta-feira (16) o Título de Cidadão Honorário de Prudentópolis. A outorga foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcos Roberto Lachovicz, e pelo prefeito da cidade, Adelmo Luiz Klosowski.
Para o prefeito, a homenagem ao presidente é o reconhecimento de todo o esforço desempenhado pessoalmente por ele para a efetivação das obras do Monumento Natural Salto São João que foi inaugurado nessa sexta-feira (17). “A sua participação na concepção do Monumento foi decisiva para que Prudentópolis pudesse entrar na rota do turismo nacional. Essa homenagem não é só pelo ato público, mas um reconhecimento por todo o seu esforço feito em prol da cidade”, disse.
O presidente da Câmara de vereadores lembrou que o título é um reconhecimento público dos esforços realizados. “A entrega dessa homenagem é uma forma pública de a comunidade prudentopolitana em reconhecer os esforços do IAP, do Governo do Estado e do presidente Tarcísio em transformar a cidade uma referência para o turismo”, explicou.
Ao longo dos 101 anos de emancipação política do município de Prudentópolis, o título de cidadão honorário foi outorgado para pouco mais de 50 pessoas, entres eles governadores, senadores, deputados. A última homenagem foi feita em 2015 a dois servidores municipais que se aposentaram e se destacaram nas suas atividades.
“Eu me sinto muito feliz e honrado com a homenagem. Jamais pensei que um dia receberia um título tão importante para uma cidade como Prudentópolis. Tudo o que foi feito para a efetiva concepção do Monumento Natural Salto São João era nada mais do que uma obrigação minha como funcionário público e o que foi orientado pelo Governador Beto Richa”, comemora Tarcísio.
Também presente na cerimônia, o ex-presidente da Câmara Municipal e presidente da Compagás, Jonel Iurk, lembrou a importância da capacidade de diálogo do presidente do IAP para que a área que hoje preserva o Monumento passasse de uma empresa privada para o estado. “Esse patrimônio era de uma grande indústria internacional madeireira que tinha um projeto diferente para destinação do Salto, que era o aproveitamento energético. Com a capacidade de negociação e decisão do Tarcísio, ele conseguiu com que esse patrimônio passasse ao IAP, através de medida compensatória do licenciamento ambiental, e foi isso que possibilitou que a área fosse transformada em uma Unidade de Conservação”, contou.
HOMENAGEADO - Tarcísio é natural de Jacarezinho, norte pioneiro do Estado, é funcionário público de carreira do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), onde atua desde 1984. Trabalhou na área de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental.
Foi chefe do Escritório Regional do IAP em Jacarezinho por 12 anos e assumiu a presidência do órgão em 1º de janeiro de 2011. Desde então atuou diretamente no licenciamento ambiental de diversos empreendimentos de grande porte e estratégicos para o estado, como Usinas Hidrelétricas, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), Centrais Geradoras de Energia (CGH) e do projeto Puma para a instalação de grande empresa de papel e celulose.
Tarcísio também coordenou o projeto de modernização da instituição com o desenvolvimento do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que possibilitou a solicitação de licenciamento ambiental online e emissão da Dispensa de Licenciamento Ambiental também pela internet. Além da modernização de sistemas de monitoramento ambiental como a transmissão da qualidade do ar em tempo real.
Em agosto de 2017 foi eleito presidente da Associação Brasileira de Entidades Ambientais (Abema) para o biênio 2017/2019. Entre as diversas homenagens recebidas está a condecoração com a medalha de Honra ao Mérito Ambiental da Polícia Ambiental do Paraná.