Dia 18 de maio dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

Publicado em: 19/05/2017 08:32

No dia 18 de maio lembramos do dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes Esta data foi instituída em memória da criança ARACELI CABRERA CRESPO, de 8 anos, que foi raptada, drogada, estuprada e morta no Espírito Santo em 1973. Neste ano o desaparecimento da menina completa 44 anos e ninguém foi punido pelo crime.

Assim, todos os anos, nesta data, a impunidade sobre a morte de Araceli é lembrada e diversas atividades para discutir o tema são realizadas no Brasil.

Em nosso município o ano todo são realizadas atividades relacionadas a esta temática, sendo que na semana passada a equipe que executa o Serviço de Proteção à mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, no Centro de Referência kkhh Especializado em Assistência Social já falou sobre o abuso e a exploração sexual no jornal do meio dia na rádio Copas Verdes, assim como estarão falando na data de hoje. Na terça dia 16/05 às 19 horas, a equipe também esteve conscientizando as famílias residentes no loteamento São Basílio, lá na unidade do CRAS na Vila Mariana. O Governo do Estado enviou material didático que foi entregue na Secretaria de Educação para que as escolas municipais trabalhem com seus alunos e Serviços de Convivência PROAM e SEMEAR, onde os profissionais destes locais farão o alerta e conscientização das crianças sobre estes perigos. Além disso, a secretaria de assistência social estará realizando ações no interior de nosso município durante o ano todo em parceria com outras secretarias, entre elas serão atividades relacionadas ao 18 de maio, iniciando na data de 19/05/17 na localidade de Tijuco Preto. Em 30 de junho as ações ocorrerão no Rio do meio; em 28 de julho em Ligação; em 25 de agosto em Jaciaba; Em 29/de setembro em Papanduva de Baixo e Papanduva de Cima; Em 27 de outubro em Piquiri e Capanema; em 24 de novembro na Linha Paraná e 08 de dezembro na Cachoeirinha.

Aproveitamos este espaço para alertar as famílias sobre estas violências, para que ofereçam atenção e dialogo aos filhos, que estejam sempre presentes em suas vidas, buscando prevenir estas situações. Deixem em seu tempo um espaço para saber da rotina, dos amigos, dos interesses. Em tempos de amizades virtuais procurem conhecer os perfis com os quais seus filhos conversam, se são verdadeiros.

Vamos juntos proteger nossas crianças!

Em caso de suspeita ou confirmação destas situações entrem em contato para denunciar através do telefone do Conselho Tutelar: 3908-1093; CREAS: 3908-1109 e o Disque 100.

Não há necessidade de se identificar. Assim como as situações serão mantidas em sigilo pela equipe multidisciplinar que trabalha com este público.