I Oficina de Sensibilização da Rede de Atenção Psicossocial

Publicado em: 17/06/2015 17:06

Na manhã de hoje (17) a I Oficina de Sensibilização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) reuniu, na Câmara Municipal de Vereadores de Prudentópolis, gestores políticos, autoridades da área de saúde mental, estudantes, funcionários e usuários do serviços deste setor. A reunião foi conduzida pela coordenação de saúde mental do Ministério da Saúde e dos municípios de Barbacena (MG) e Prudentópolis, cuja pauta foi discutir as diretrizes da RAPS com ênfase na Reabilitação Psicossocial. Na parte da tarde, a reunião seguiu na Prefeitura Municipal com a proposta de sensibilização dos gestores na área da saúde.

O prefeito Adelmo Klosowski também prestigiou o evento, o qual parabenizou a iniciativa e a organização da equipe, destacando a importância deste tipo de discussão para o enriquecimento de políticas públicas no setor de saúde mental. "A troca de experiências com a equipe de Barbacena garante o aprimoramento de nossos profissionais, e isso reflete diretamente nas ações e nos serviços prestados à nossa população que demanda este tipo de serviço", disse.

Para Adélia Capistrano, da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, o percurso formativo busca fortalecer o protagonismo dos usuários e funcionários que construíram juntos a Rede de Atenção Psicossocial. Nesse sentido, ela analisa Prudentópolis sob a perspectiva de uma construção conjunta que deu certo. "Só tenho a parabenizar Prudentópolis por seu trabalho e competência, e espero que nesses próximos dias possamos debater e construir muito mais", ressaltou. A coordenação de saúde mental de Barbacena - representado por Leandra Vidal e Flavia Vasquez, avalia que a experiência da oficina está sendo bastante produtiva, considerando que o trabalho de intercâmbio de experiências também está sendo realizado com municípios como Manaus e Andradina, por exemplo. "Sem dúvidas, essa experiência em Prudentópolis está sendo bastante produtiva e quero aproveitar para enfatizar que o trabalho na saúde mental desenvolvido por Vanderléia Schinemann está sendo muito bem conduzido", finalizou Flavia Vasquez.

A I Oficina de Sensibilização de RAPS começou nesta segunda-feira (15) e finaliza na sexta (19). Conta com uma vasta programação de oficinas, cujo eixo articulador é a Reabilitação Psicossocial.