NOTA OFICIAL - PREFEITO MUNICIPAL, 16/06/2020.

Publicado em: 16/06/2020 15:26 | Fonte/Agência: Prefeitura de Prudentópolis | Autor: Prefeitura de Prudentópolis

Queridos Prudentopolitanos.

Infelizmente como é de conhecimento de todos, tivemos ontem dia 15 a confirmação da primeira positivação da infecção humana pelo novo coronavírus em nosso município.

Passaremos agora à segunda parte do planejamento. As medidas de contenção tomadas pelo Município foram corretas até aqui, prova disso é que a primeira infecção ocorreu após 89 dias das primeiras medidas tomadas, quando a previsão inicial era de 30 dias. Conseguimos atrasar ao máximo a chegada da doença. Fomos por vários dias, o ultimo município com mais de 50.000 habitantes no Estado, a não ter nenhum caso.

Contudo, a doença chegou e agora é preciso redobrar os cuidados.
Parte do comércio e da população não está levando a sério a gravidade da situação. Pudemos constatar isso na ultima sexta feira, dia dos namorados, quando os bares e restaurantes ficaram lotados, desprezando todas as medidas de segurança que durante meses estão sendo divulgadas pela Secretaria de Saúde. Abuso e irresponsabilidade absoluta. Pessoas sem máscaras, ausência de distanciamento de mesas e de controle de quantidade de pessoas. Como já disse a condução da crise até aqui foi absolutamente correta e amparada nos critério estabelecidos pelo comitê técnico de enfrentamento e assim continuará sendo.

Por orientação do comitê técnico restabeleceremos o toque de recolher a partir de hoje, pois esta medida reduz a circulação imotivada de pessoas na rua, auxilia o controle da fiscalização, e diminui a quantidade de outras espécies de acidentes o que também colabora para a diminuição da ocupação de leitos e do comprometimento das estruturas hospitalares que devem estar comprometidas com o combate da nova doença neste momento.

Também intensificaremos a fiscalização. Estamos proibindo de forma clara e terminante o uso de narguilé e chimarrão em estabelecimentos comerciais, sob pena de multa e de cassação do alvará do estabelecimento. A guerra agora é para combater a propagação rápida da doença. Volto a pedir que não saiam de casa sem motivo, evitem deslocamentos que podem ser adiados. Não vivemos um momento de normalidade. Somente o cuidado e a fé nos livrarão deste mal. A depender da evolução do quadro no Município e no Estado ao longo dos próximos dias, novas medidas mais rigorosas poderão ser tomadas, pois a exemplo da Capital que está em nível de alerta laranja, a evolução da doença no Estado alcança números preocupantes.

Retroceder na hora certa também é uma forma inteligente de proteger a população; e todo o comércio sabe que isso poderá ser necessário. Informo também que decretamos já na data de ontem o estado de calamidade pública, não para fazer compras sem licitação como dizem aqueles que pretendem nos medir com as medidas de suas próprias réguas; mas porque esta medida técnica necessária, e já amplamente estudada do ponto de vista técnico por nossos profissionais, é fundamental para que o Município possa contornar metas fiscais estabelecidas na lei de responsabilidade fiscal; as quais vem sendo completamente comprometidas com a queda de arrecadação decorrente da crise financeira que já se instaurou por conta da pandemia no Brasil e no mundo.

Neste governo, dispensa de licitação é exceção e não regra. Já estávamos autorizados a fazer dispensas pelo estado de emergência decretado em março, e basta conferir no portal da transparência do município para ver o que e quanto foi comprado.

Asseguro que muito pouco foi comprado, apenas o necessário para enfrentamento emergencial da situação e assim continuará sendo, porque o Município é gerido neste momento por pessoas sérias e comprometidas com a população. Nosso problema neste momento é muito maior e mais importante do que bater boca ou responder os de sempre em redes sociais; trabalharemos forte na contenção da doença.

Que Deus ajude e proteja o povo de Prudentópolis. Que o povo de Prudentópolis com amparo no livre arbítrio Divino, também se ajude e se proteja, tomando as medidas necessárias, preservando-se, evitando deslocamentos desnecessários e situações de exposição.
Que Deus nos abençoe.

Adelmo Luiz Klosowski