Exposição de pêssankas é realizada em Prudentópolis

Publicado em: 22/04/2019 08:53 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

Exposição de pêssankas é realizada em Prudentópolis

A prefeitura municipal de Prudentópolis, através das secretarias de Cultura e Turismo, está realizando na praça Firmo Mendes de Queiroz, uma exposição de pêssankas gigantes.
O ovo de Páscoa, como símbolo da vida, vem de um costume pagão.
Nas festas da primavera, os povos da antigüidade saudavam o renascimento da natureza com ovos de aves.
Na história das celebrações, a pêssenka é uma das tradições mais antigas. É um ovo muito especial, pintado com uma técnica que passa de geração para geracão.

A origem desses lindos ovos de galinha pintados a mão é a Ucrânia, país do leste europeu. No passado, a pêssanka era enterrada no campo para pedir aos deuses uma boa colheita.

Com a chegada do cristianismo, esses ovos se tornaram o símbolo da ressurreição de Cristo, e viraram um presente da época da Páscoa.

Não são simplesmente ovos pintados. Eles têm um significado. Cada desenho quer dizer alguma coisa. Quando a dama oferece uma pêssanka a um amigo, está desejando a ele seus mais sinceros votos.