Notícias

Guarapuava e Prudentópolis lançam roteiro turístico serrano em Foz do Iguaçu


Publicado em: 21/06/2018 10:21 | Fonte/Agência: prefeitura | Autor: prefeitura

 

Guarapuava e Prudentópolis lançam roteiro turístico serrano em Foz do Iguaçu

 

Guarapuava e Prudentópolis lançam roteiro turístico serrano em Foz do Iguaçu

Os municípios de Guarapuava e Prudentópolis participaram  nesta quarta feira (20), da abertura do 13ª Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Neste ano, o evento terá como diferencial a 1ª Mostra dos Municípios Turísticos do Paraná, que deve fortalecer os destinos turísticos do Estado. O lançamento contará com a presença da governadora Cida Borghetti (PP).
É nesse evento que os dois municípios vizinhos na região central do Estado apresentaram o roteiro turístico integrado que deve inserir as riquezas naturais das cidades na rota turística paranaense, juntamente com Bituruna e Pinhão. 

Na solenidade de abertura do Festival das Cataratas, um vídeo irá apresentar o roteiro turístico da Região Serrana, integrado pelos quatro municípios. De acordo com a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Boiko Rossetim, a ação deve celebrar, principalmente, as riquezas naturais, abundantes nas cidades.

“Somos municípios muitos próximos, com muitas coisas em comum, somos a terra dos pinheirais. Esse projeto em conjunto vai desenvolver muito o turismo de Prudentópolis, Guarapuava e de toda a região. Queremos que todos conheçam o roteiro integrado da serra da Esperança”.
Na 1ª edição da Mostra, haverá também um espaço especial ao segmento da gastronomia, onde os municípios apresentarão pratos típicos e produtos de suas cidades e regiões. O intuito é valorizar a culinária regional.
Para caracterizar a cidade do terceiro planalto, representantes guarapuavanos levarão aos prestigiadores da Mostra queijo colonial, lombinho defumado, linguicinha pré-cozida e knacker (salsicha alemã) feitos nas agroindústrias dos pequenos produtores e do distrito de Entre Rios. Conservas de berinjela e pepino com mel, mostarda, morango, pão caseiro e multi-grãos também serão atrativos guarapuavanos para o evento, além dos especiais vinhos, sucos e cervejas artesanais de Guarapuava.
Já Prudentópolis apresentará em seu estande da Mostra alguns embutidos prudentopolitanos como krakovia suína, de frango, linguiça e salame, além da sobremesa ucraniana Kútia.
A Mostra terá início nesta quinta feira (21), às 14h, e seguirá até a próxima sexta feira (22). Além de Guarapuava e Prudentópolis, participarão ainda os municípios paranaenses de Capanema, Cascavel, Cianorte, Faxinal, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Umuarama e Verê. 
Todos integram o mapa nacional da regionalização do Ministério do Turismo, vinculados nas Instâncias de Governança Regional (IGRs).
Rede Sul.